A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 04 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Saiba por que você deveria começar a praticar Jiu-Jitsu

Indicados para pessoas de todas as idades, o esporte tem atraído cada vez mais adeptos e soma diversas vantagens para a saúde

Joseph Silva

04/02/2025 às 11:22

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Mesmo crianças e pessoas acima de 50 anos podem começar a praticar Jiu-Jitsu

Mesmo crianças e pessoas acima de 50 anos podem começar a praticar Jiu-Jitsu | RDNE Stock project via Pexels

Quando o assunto é longevidade, a prática de esportes sempre surge como uma das principais recomendações. Pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada no final de 2018, revelou que a procura por lutas e artes marciais cresceu 109% desde 2006. Acessível a todas as idades, o Jiu-Jitsu tem se destacado como um dos esportes mais buscados. 

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a pesquisa, entre as atividades físicas mais procuradas, os esportes de combate, como o Jiu-Jitsu e a capoeira, só ficaram atrás da corrida e caminhada, que registraram aumento de 194%.

O que é o Jiu-Jitsu

Esporte de combate, o Jiu-Jitsu é conhecido por sua técnica e disciplina. É uma modalidade que se destaca por poder ser praticada por pessoas de diversas idades.

Laudelino Pereira de Jesus, de 55 anos, começou a treinar em 2019 e já acumula conquistas nacionais e internacionais.

Continua depois da publicidade

“Uma das maiores vantagens desse esporte é que ele pode ser ajustado às capacidades de cada aluno, independentemente da idade. É um esporte que promove saúde física, mental e social”, explica Flávio Gilli, professor de Jiu-Jitsu, especializado em treinar atletas. 

“O Jiu-Jitsu fortalece o corpo e a mente, ajudando a melhorar a flexibilidade, a resistência e o condicionamento físico. Além disso, promove disciplina, foco e autoconfiança, habilidades valiosas em qualquer fase da vida”, pontua o professor.

Apesar dos benefícios conhecidos da atividade física, no Brasil, apenas 40,6% dos adultos nas 27 capitais e no Distrito Federal atendem aos níveis de exercícios recomendados pela OMS, segundo estudo do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Quais as vantagens do Jiu-Jitsu

Pesquisa publicada na Journal of Strength and Conditioning Research (2022) revelou que praticar esportes de combate, como o Jiu-Jitsu, pode aumentar a capacidade cardiovascular, força muscular e flexibilidade reduzir o estresse e diminuir os riscos de doenças crônicas.

“Crianças aprendem a respeitar o próximo, jovens desenvolvem disciplina e idosos ganham mais mobilidade e confiança no dia a dia. É um esporte completo”, relata Flávio.

Seja para crianças que aprendem valores, jovens que buscam aprimoramento ou idosos que querem envelhecer com saúde, o Jiu-Jitsu pode ser considerado uma ferramenta para uma vida longa.

Continua depois da publicidade

O esporte depois dos 50

Laudelino de Jesus começou a treinar aos 50 anos e desde então transformou sua vida de forma surpreendente. Iniciando sua trajetória em 2019 como faixa branca, hoje compete como faixa roxa e já acumula uma coleção impressionante de títulos. 

Entre as conquistas estão: Mundial CBJJE (2021, 2022 e 2023 – faixas azul e roxa), Campeonatos Brasileiros CBJJ e CBJJE (faixas azul e roxa), Sul-Americano IBJJF (2023 e 2024 – faixa roxa) e Internacional Master South America IBJJF (2023 e 2024 – faixa roxa).

Para Laudelino, o Jiu-Jitsu vai além de uma prática esportiva. “Eu encontrei um propósito, fiz amigos e melhorei minha saúde. Não importa a idade, é possível superar limites”, afirma.

Continua depois da publicidade

Seu treinador, Flávio, celebra o sucesso do aluno. “Ver alguém como Laudelino conquistar tanto em tão pouco tempo é inspirador. O Jiu-Jitsu é uma jornada de autodescoberta que não tem fim”, conclui.

Com histórias como a de Laudelino, o Jiu-Jitsu reafirma sua posição como um esporte que transcende gerações, conectando pessoas de diferentes idades em busca de saúde, bem-estar e evolução pessoal.

“O Jiu-Jitsu me mostrou que o único limite é aquele que colocamos em nossa mente. E a cada dia no tatame, tenho a oportunidade de superá-lo”, conclui o aluno e campeão.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados