A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 12 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Saiba como ser voluntário no RS para ajudar as vítimas das enchentes

Voluntários vão atuar 'em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária'

Leonardo Sandre

11/05/2024 às 11:00  atualizado em 18/07/2024 às 20:44

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Para quem deseja ajudar se voluntariando a viajar até o território gaúcho, é necessário o preenchimento de um formulário de inscrição

Para quem deseja ajudar se voluntariando a viajar até o território gaúcho, é necessário o preenchimento de um formulário de inscrição | DilokaStudio/Freepik

As chuvas geraram uma grave tragédia no Rio Grande do Sul. A estimativa é de que ao menos 414 cidades tenham sido afetadas, o que corresponde a cerca de 83,5% do total das 497 cidades gaúchas.

Continua depois da publicidade

Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!

Estão sendo aceitas doações financeiras via PIX. Doações de mantimentos e itens de higiene pessoal também estão sendo recebidos e enviados para a população gaúcha pelos Correios de São Paulo e Paraná. Uma outra forma de ajudar é doando parte do Imposto de Renda.

Já para quem deseja ajudar se voluntariando a viajar até o território gaúcho, é necessário o preenchimento de um formulário de inscrição. Saiba mais abaixo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Como ser voluntário em RS?

O governo de RS tem um formulário próprio para que voluntários se inscrevam no programa SOS Rio Grande do Sul. A Coordenadoria Estadual de Proteção e a Defesa Civil são responsáveis pela coleta dos dados de pessoas que desejam trabalhar no apoio aos atingidos pelas enchentes.

Há dois tipos de inscrições disponíveis, para voluntários gerais ou para profissionais da área da saúde.

Continua depois da publicidade

O que um voluntário vai fazer?

O voluntário, nesse caso, vai atuar "em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária". Por isso, o governo pede que apenas pessoas com "disponibilidade de carga horária" se inscrevam para o voluntariado.

Força Nacional do SUS

O Ministério da Saúde anunciou na terça (7) inscrições de voluntários para a Força Nacional do SUS. Instituído em 2011, o programa é uma iniciativa de colaboração destinada a implementar ações de prevenção, assistência e controle em situações específicas, como desastres ambientais.

Esse cadastro é exclusivo para trabalhadores da área saúde. Médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e biomédicos podem se inscrever no cadastro da Força Nacional do SUS.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados