Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Rota do queijo em SP é opção para o fim de semana | Freepik
É um apaixonado por queijos? Pois saiba que o estado de São Paulo oferece uma rota única para quem busca vivenciar os sabores e as tradições dos queijos artesanais paulistas.
Continua depois da publicidade
Do campo à mesa, é possível vivenciar sensações únicas, por meio de uma imersão no conhecimento da produção ao produto final.
Aliás, é também no interior de São Paulo que fica a cidade onde se produz o melhor queijo do mundo.
A fabricação de queijo começou 12 mil anos antes de Cristo, no período Paleolítico Superior. Acredita-se que Aristeu, filho de Apolo, descobriu o alimento. Os egípcios estavam entre os primeiros povos a criar gado. Leite e queijo eram fontes importantes de alimento para eles.
Continua depois da publicidade
O fértil vale do Nilo tinha pastagens cheias de gado, o que permitiu o desenvolvimento da iguaria. Os bovinos eram tão importantes para os egípcios que eles os imortalizaram em sua simbologia, colocando chifres de vaca na cabeça da deusa Hathor.
Queijos feitos de leite de vaca, cabra e ovelha também foram encontrados em muitos túmulos egípcios.
O queijo é um dos alimentos fermentados mais antigos que se conhece. Ele acompanhou a evolução da humanidade e se tornou uma referência alimentar em algumas sociedades. É também um dos alimentos mais completos e importantes para a nutrição humana.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o queijo artesanal é produzido desde o século XVI. Porém, somente nos últimos 20 anos é que a propdução de queijos artesanal se popularizou.
A Secretaria de Turismo e Viagens, em parceria com a Associação Paulista do Queijo Artesanal Paulista, mapeou queijarias artesanais e propriedades rurais que produzem derivados do leite. Elas estão abertas para visitação com diferentes tipos de atividades.
Entre essas atividades, é possível a compra de produtos e o acompanhamento do processo de produção. Além disso, são comuns sessões de degustação, workshops, palestras, entre outras atrações.
Continua depois da publicidade
Além de promover as queijarias, o mapeamento tem um impacto econômico significativo. Ele promove o turismo gastronômico e impulsiona as economias locais. O guia inclui 38 produtores de 34 municípios do Estado.
Cada uma das queijarias artesanais mapeadas representa uma história única de dedicação à arte de fazer queijo. Essas propriedades geralmente usam métodos tradicionais transmitidos de geração em geração, com técnicas que preservam o sabor autêntico e a qualidade dos produtos.
O mapeamento de queijarias artesanais em São Paulo celebra a riqueza cultural e econômica da produção de queijo no Estado, destacando a importância de preservar tradições culinárias únicas. Também promove o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas na atividade.
Continua depois da publicidade
Aqui estão algumas das queijarias artesanais que fazem parte da rota turística:
Harmonizar queijos com outros alimentos realça os sabores e cria uma experiência ainda mais rica e agradável.
Aqui estão algumas dicas para harmonizar queijos:
Continua depois da publicidade
A "Rota do Queijo Artesanal" é uma iniciativa que valoriza a cultura e a economia local. Ela gera turismo e promove o desenvolvimento regional.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade