A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Prevenção do Alzheimer: Veja temperos que reduzem os riscos

O Alzheimer é uma doença que afeta, principalmente, a memória e alguns alimentos podem ajudar a reduzir os riscos da doença; saiba mais

Ana Clara Durazzo

26/04/2024 às 17:00  atualizado em 18/07/2024 às 17:17

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Raio X do cérebro

Raio X do cérebro | Anna Shvets/Pexels:

A Doença de Alzheimer é degenerativa, afeta a memória e, a longo prazo, traz a perda da capacidade cognitiva. Uma dieta balanceada pode ajudar a reduzir os riscos desse mal.

Continua depois da publicidade

Veja alguns temperos ricos em antioxidantes que podem ajudar na prevenção dessa doença:

Gengibre

GengibreGemgibre/ Angele  J:/Pexels

O gengibre é conhecido por contribuir na melhora de doenças em várias partes do corpo, como garganta e estomago. Essa raiz também possui propriedades poderosas para a saúde do cérebro.

Pesquisadores das Universidades de Gachon e de Kyung Hee, na Coreia do Sul, reavaliram um estudo feito com o gengibre e foi comprovado que essa raiz contém compostos que possuem a capacidade de proteger o cérebro contra o estresse oxidativo e a inflamação.

Continua depois da publicidade

Esses dois processos desempenham um papel importante no desenvolvimento de doenças cerebrais degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

Cúrcuma

CúrcumaCúcuma/ Marta Branco/Pexels

A cúrcuma possui como componente principal a curcumina, que traz qualidades neuroprotetoras, ou seja, que protegem o cérebro.

Criar o hábito de consumir a cúrcuma, seja em pratos culinários ou na forma de suplementos, pode ser uma estratégia para promover a saúde do cérebro e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas. 

Continua depois da publicidade

Canela

Canela em pauCanela em pau/ Pixabay/Pexels

Esta especiaria é rica em antioxidantes, como as outras citadas, e, além disso, possui propriedades que ajudam na aprendizagem e na formação da memória, auxiliando os neurônios na criação de novas conexões.

Pimenta preta

Pimenta pretaPimenta preta/Cup of  Couple/Pexels

Uma das especiarias mais utilizadas em todo o mundo é a pimenta preta. Esse tempero possui piperina, que contém níveis antioxidantes significativos.

Os antioxidantes

Esses antioxidantes, citados nos temperos,  protegem as células cerebrais saudáveis contra danos. O alto teor de antioxidantes também é capaz de proteger o cérebro dos efeitos adversos do estresse, que pode acelerar o processo de degeração do cérebro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados