A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Pressão alta: Romã pode ajudar a combater a condição

Pressão alta pode trazer risco de complicações graves de saúde, incluindo doenças cardíacas e derrames

Ana Clara Durazzo

30/04/2024 às 15:30  atualizado em 18/07/2024 às 17:27

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Romã ajuda no combate da regulação da pressão alta

Romã ajuda no combate da regulação da pressão alta | Hitesh Choudhary/Pexels

A hipertensão conhecida, popularmente, como pressão alta, atinge cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo. O número foi divulgado no último relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, o estudo apontou que quanto mais a idade avança, mais chance de desenvolver a condição.

Continua depois da publicidade

Caso você queira prevenir casos de hipertensão, estudos têm revelado que o consumo regular de romã, uma fruta pouco consumida no Brasil, pode desempenhar um papel significativo na redução da pressão arterial elevada. Veja abaixo como esse alimento pode influenciar positivamente no organismo:

Pesquisas apontam solução

O estudo mostrou que metade dos brasileiros com mais de 30 anos possui pressão alta, o que gera uma preocupação e o aumento da procura do que pode ser feito para tratar ou prevenir a doença. 

Segundo pesquisas recentes, os antioxidantes encontrados na romã, como os polifenóis e os flavonoides, têm propriedades vasodilatadoras. Isso significa que eles ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, resultando em uma diminuição da pressão arterial.

Continua depois da publicidade

Já outro estudo divulgado pela “Journal of Nutritional Biochemistry” mostra que tomar o suco da fruta durante duas semanas resultou em uma redução significativa na pressão arterial sistólica e diastólica em pacientes com pressão arterial elevada.

Os pesquisadores também constataram que houve uma  melhora na função endotelial, que é importante para a regulação do fluxo sanguíneo e para a saúde cardiovascular geral.

Romã no combate da pressão alta

A fruta tem sido estudada recorrentemente e outro estudo descobriu que os compostos bioativos da romã inibem a enzima Conversora de Angiotensina (ECA). Tal enzima é um grande responsável pela regulação da pressão arterial. 

Continua depois da publicidade

Já outros estudos indicam que o consumo regular de romã pode ajudar a melhorar outros fatores de risco cardiovascular, como a redução do colesterol LDL, conhecido popularmente como colesterol ruim, e também pode ajudar na não formação de placas nas artérias.

Logo, caso você queira um método menos invasivo do que os medicamentos, incorporar regularmente romãs ou suco de romã na dieta pode ser uma estratégia eficaz e para ajudar a manter a pressão arterial sob controle.

O que causa pressão alta?

Alguns fatos podem fazer com que a pessoa adquira pressão alta, dentre eles estão: 

Continua depois da publicidade

  • Dieta não saudável;
  • Estilo de vida sedentário;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Tabagismo;
  • Genética;
  • Idade avançada;
  • Condições médicas subjacentes, como diabetes, doenças renais e apneia do sono;
  • Estresse crônico;
  • Certos medicamentos;

Como saber se estou com a pressão alta?

Para saber se a pressão está alta ou baixa, é necessário primeiro entender como é feito uma medição de pressão. Quando medido por aparelho, é representada por dois números: a pressão sistólica e a pressão diastólica.

  • Pressão sistólica: é o número superior, que representa a pressão nas artérias quando o coração bate
  • Pressão diastólica: é o número inferior, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso entre batimentos.

A pressão arterial normal é definida, idealmente, da seguinte forma:

  • Uma leitura sistólica (o valor mais alto que aparece durante uma medição e está ligada ao movimento de contração do coração) abaixo de 120 mmHg - milímetros de mercúrio – e;
  • Uma leitura diastólica (o valor mais baixo, que está diretamente ligado ao relaxamento do coração) abaixo de 80 mmHg.

Isso é expressado frequentemente como “120 sobre 80” ou 12 por 8.

Continua depois da publicidade

Embora esses números reflitam a pressão arterial em milímetros de mercúrio (mmHg), a pressão arterial pode variar ao longo do dia e em diferentes situações. 

A pressão arterial é considerada dentro de uma faixa normal quando está abaixo de 130/80 mmHg, embora valores entre 120/80 mmHg e 129/79 mmHg sejam considerados pré-hipertensão, o que indica um risco aumentado de desenvolver hipertensão no futuro.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados