Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Uma das principais atrações do parque é a tirolesa Voo da Serra | Divulgação Parque Caminhos do Mar
O Parque Caminhos do Mar, localizado a apenas 40 minutos da capital paulista, é opção de passeio para quem gosta de aventura, natureza e história, visto que reúne todas as atrações em um único lugar. Uma das principais é a tirolesa Voo da Serra, que liga a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC, a Cubatão, na Baixada Santista.
Continua depois da publicidade
Inaugurado em 2004, o parque foi concedido à iniciativa privada em 2021 e, desde então, ele está sob administração da Parquetur.
A tirolesa tem 500 metros de extensão e está a 110 metros de altura. Todo o trajeto, feito em meio à Mata Atlântica, é percorrido em apenas 60 segundos.
O voo pode ser feito sozinho ou em dupla e é permitido para crianças a partir de 5 anos, no voo duplo, e a partir de 8 anos, no exclusivo. O peso mínimo é de 35 kg e o máximo é de 120 kg para voar sozinho. Já para o voo em dupla a soma dos pesos não pode ultrapassar 170 kg.
Continua depois da publicidade
A decolagem da tirolesa é da Casa de Visitas, uma construção de 1926. O passeio termina nas Ruínas, outro monumento histórico do local.
Quem gosta de manter os pés no chão, também pode se divertir no Parque Caminhos do Mar. Isso porque, além da tirolesa, o local possui trilhas e outras atrações.
O Roteiro Histórico, por exemplo, tem 8 quilômetros e é feito em uma trilha asfaltada da Estrada Velha de Santos. Já o Roteiro Ecoturístico soma 3,5 quilômetros e percorre uma trilha pavimentada em pedras da Calçada do Lorena.
Continua depois da publicidade
A Calçada do Lorena é o primeiro caminho pavimentado que ligou São Paulo a Santos, construída a mando do então governador-geral da Capitania, Bernardo José Maria de Lorena.
São nestes roteiros que se encontram os monumentos históricos que celebram a Independência do Brasil.
Um dos monumentos que podem ser visitados é o Rancho da Maioridade, que foi construído em 1922 para celebrar os 100 anos da Independência do Brasil. O nome foi dado em homenagem à antecipação da maioridade de D. Pedro II.
Continua depois da publicidade
Na década de 20, durante a descida para Santos, era necessário parar um pouco para descansar, e esse monumento foi pensado como uma parada no meio da serra. Dele se vê a Baixada Santista e o complexo industrial de Cubatão.
A casa em granito de dois andares possui painéis de azulejos pintados que ilustram figuras importantes para a evolução rodoviária da época e a Esfera Armilar, objeto do estudo astronômico, usado pelos navegadores do período como bússola.
O Parque Serra do Mar conta ainda com o Roteiro Aventura, pela trilha da Cachoeira da Torre, que tem 4,5 quilômetros. Este roteiro deve ser agendado antecipadamente.
Continua depois da publicidade
No local, há também passeio de bicicleta e uma base náutica, com atividades de remo e canoagem. As atividades possuem valores distintos.
Para comer, o parque conta com um café, que vende quitutes portugueses e fica no Pouso Paranapiacaba, um monumento construído há mais de cem anos, em 1922, com arquitetura e detalhes que homenageiam o centenário da Independência do Brasil.
O Parque Caminhos do Mar pode ser acessado por duas entradas, uma em São Bernardo do Campo e outra em Cubatão.
Continua depois da publicidade
A entrada de São Bernardo fica no Km 42 da SP-148 Estrada Caminho do Mar, Alto da Serra. Já a de Cubatão está no Km 50 da mesma estrada, no Cruzeiro Quinhentista.
A entrada do parque custa a partir de R$ 40, sem o estacionamento. Mais informações em www.caminhosdomar.com.br
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade