Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
São Bento do Sapucaí conta com várias rotas estruturadas para os amantes de bicicleta | Rodrigo Rosa/Setur São Bento do Sapucaí
Devido à produção de vinhos, queijos e azeite, a cidade de São Bento do Sapucaí, distante 185 quilômetros de São Paulo, é conhecida como Toscana Brasileira. E uma maneira de conhecer esse tesouro paulista, em plena Serra da Mantiqueira, é por meio de passeios de bicicleta.
Continua depois da publicidade
A cidade, cercada pelas montanhas, garante paisagens deslumbrantes para quem resolve conhecê-la pedalando. Além disso, a rota cicloturística é perfeita para quem valoriza a conexão com a natureza e o contato com a cultura local.
São Bento do Sapucaí conta com várias rotas estruturadas para os amantes de bicicleta. Porém, segundo a Secretaria de Turismo do município, entre os trechos mais atrativos estão:
A Rota do Quilombo percorre caminhos que resgatam a memória dos antigos quilombos e passa por locais como a Pousada do Quilombo, o Museu da Revolução Constitucionalista de 1932 e o Ateliê Ditinho Joana.
Continua depois da publicidade
A rota é uma oportunidade única para uma imersão na cultura quilombola e para conhecer melhor alguns pontos históricos da cidade.
Este é o caminho ideal para quem busca aventura, pelo sobe e desce das montanhas. O percurso inclui paradas no Restaurante Lá na Roça, na Microcervejaria Bauzera e na refrescante Cachoeira do Tobogã.
Outra alternativa para os mais aventureiros, a Rota do Paiol é um percurso desafiador, com destaque para a icônica Serra do Paiol, trecho do Giro d’Italia Ride Like a Pro Brasil, além do Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú.
Continua depois da publicidade
Este é um trajeto completo para aqueles que gostam de percorrer extensos percursos sob duas rodas. O roteiro combina trilhas exigentes, vistas deslumbrantes e a hospitalidade do interior paulista.
Há ainda outras recompensas para o esforço exigido do trajeto. Entre os pontos de parada, estão a Queijaria Fazenda Soares, a Vinícola Santa Maria e a Serra da Luminosa.
Para quem prefere um passeio romântico e relaxante, sem muita aventura. São Bento do Sapucaí também tem opções.
Continua depois da publicidade
Uma delas é o Roteiro de Charme, que foi desenvolvido para oferecer uma imersão completa na cultura e na gastronomia local, com conforto e exclusividade.
Durante a jornada, os visitantes podem explorar ateliês de arte, vinícolas e restaurantes que destacam os sabores da Mantiqueira.
Entre os passeios destacam-se a visita ao Sítio Solar – Ateliê de Cerâmica, à Vinícola Raízes do Baú, onde os vinhos artesanais refletem o terroir da região, e ao restaurante Sabor da Serra.
Continua depois da publicidade
Outro destaque é a Comedoria Literária, que oferece uma experiência única ao combinar gastronomia, cultura e arte em um casarão histórico de 1870.
Vale também conhecer a Fazenda Oliq, produtora de azeites premiados, que convida os visitantes para um tour sensorial.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade