Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Não faltam na maior cidade do país, o que visitar | Divulgação
A cidade de São Paulo já é um dos principais destinos turísticos do País. Para se ter ideia, em 2023, a capital paulista foi o destino mais vendido do Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Confira abaixo os 10 melhores pontos turísticos de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Não faltam na maior cidade do país, pontos interessantes para visitar. De lugares ao ar livre, passando por museus e até estádios de futebol, há programas para todos os gostos. A seguir, confira os 10 melhores deles, na avaliação de viajantes na plataforma TripAdvisor.
O primeiro colocado da lista é o Parque Ibirapuera, ou “Ibira”, como é carinhosamente chamado pelos paulistanos.
Inaugurado em 1954, o parque possui mais de 20 atrações, incluindo museus, áreas dedicadas ao esporte, espaços gastronômicos, entre outros, distribuídos em uma área de aproximadamente 158 hectares.
Continua depois da publicidade
Quem passa pelos cerca de 3 quilômetros da avenida Paulista encontra centros de cultura, museus, restaurantes, shoppings, mirantes, entre outros. Ou seja, na avenida mais famosa do Brasil, há de tudo um pouco.
Aos domingos, por exemplo, é possível encontrar até um comércio popular ao ar livre. A Feira do Trianon, em frente ao Parque Trianon, reúne cerca de 126 expositores, que vendem arte, artesanato, acessórios, roupas e gastronomia.
Enfim, não importa o dia, a avenida Paulista tem programa para todos.
Continua depois da publicidade
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é considerada o museu de arte mais antigo do Estado, fundado em dezembro de 1905.
Com um acervo de mais de 11 mil peças, por lá, é possível encontrar trabalhos de autoria de importantes artistas brasileiros, como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros.
O bairro da Liberdade, como conhecemos atualmente, começou a se desenhar na década de 1970, quando foram instaladas as icônicas lanternas orientais.
Continua depois da publicidade
Um dos lugares mais queridos de São Paulo, possui diversas atrações imperdíveis, como a Feira da Liberdade, que ocorre aos sábados e domingos, o Museu da Imigração Japonesa e o Templo Busshinji.
Vale destacar ainda os restaurantes da região, que incluem os mais tradicionais, bem como lugares da moda, com cenários e comidas diferentes para postar no feed das redes sociais.
A Neo Química Arena é a casa do Sport Club Corinthians Paulista, inaugurada em maio de 2014.
Continua depois da publicidade
O passeio é obrigatório para os amantes de futebol, que podem conhecer a arena, por meio do Tour Casa do Povo, que possibilita conhecer áreas exclusivas do complexo esportivo.
No local o visitante encontra, por exemplo, a zona mista/sala de imprensa, o vestiário do Corinthians, túnel de acesso ao campo, bancos de reserva e lateral do gramado, entre outros.
Desde 2014, o Museu Catavento consta da lista dos melhores museus do mundo do site TripAdvisor, sendo considerado o 2º melhor museu do Brasil.
Continua depois da publicidade
Ótima opção para famílias com crianças, o museu possui mais de 200 instalações divididas em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Por lá, os pequenos se divertem em exposições interativas que abordam temas como astronomia, biologia, física e química.
Um ícone da cidade de São Paulo, o MASP – Museu de Arte de São Paulo, foi idealizado pelo jornalista e empresário paraibano Assis Chateaubriand (1892-1968) e pelo crítico de arte italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999).
O Museu nasceu em 1947 na Rua 7 de Abril, no centro da cidade. A sede na avenida Paulista, concebida por Lina Bo Bardi (1914 -1992), foi inaugurada em 1968, com ruas lotadas e a presença da Rainha Elizabeth II (1926-2022) e do príncipe Philip (1947-2021), da Inglaterra.
Continua depois da publicidade
Hoje, o MASP conta com um acervo de mais de 10 mil peças e é um dos museus mais importantes do mundo.
Ele recebeu ao longo de sua história grandes exposições, como a de Tarsila do Amaral, com quase 403 mil visitantes durante três meses, no ano de 2019.
O Mercado Municipal de São Paulo, chamado carinhosamente de Mercadão, foi inaugurado em 1933.
Continua depois da publicidade
Assim como diversas outras construções da cidade de São Paulo, o edifício no centro histórico da Capital teve inspiração europeia e sua arquitetura segue o modelo utilizado no Mercado Central de Berlim.
Com cerca de 12,6 mil m² e quase 300 boxes, o Mercadão é o lugar certo para comprar temperos, especiarias e provar frutas exóticas.
Além disso, é possível beliscar queijos, degustar bons vinhos e se deliciar nos diversos restaurantes, não deixando de provar o famoso sanduíche de mortadela.
Continua depois da publicidade
A inauguração do Allianz Parque se deu no final de 2014, sendo que o local se define como uma arena multiuso, visto que é palco dos jogos do Palmeiras, de grandes shows nacionais e internacionais, além de eventos diversos.
Uma forma de conhecer melhor a arena é por meio do Allianz Parque Experience, que promove um passeio pelo local.
Ao todo, sete pontos são visitados: arquibancadas, camarotes, lounge Centenário, sala de imprensa, vestiário, gramado, bancos de reservas e arcos do antigo Palestra Itália.
Continua depois da publicidade
Inaugurado em 2006, no bairro do Ipiranga, o Aquário de São Paulo é uma boa opção de passeio para famílias que visitam São Paulo com crianças.
O local tem 15 mil m² e abriga mais de 200 espécies de animais de vários países, incluindo ursos polares, tubarões, raias, coala, jacarés albinos, entre outros.
O passeio pelo Aquário é dividido em setores, com os visitantes começando pelo setor de Água Doce, com espécies de água doce que remetem à fauna nacional.
Há ainda o setor do Oceanário, com um tanque de 1 milhão de litros de água e uma visão 180 graus de vários animais, como os peixes meros, arraias, tubarões e tartarugas marinhas.
O aquário conta também com um setor de Aves e Mamíferos Aquáticos, onde ficam Pinguins-de-Magalhães, lontras, macacos bugios, bicho-preguiça e tamanduás-mirins; e os setores da África, Indonésia e Austrália.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade