Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A ora-pro-nóbis é chamada de rainha das plantas alimentares não convencionais | Andréia Bohner / Wikimedia Commons
Famosa em programas populares na TV e também nas redes sociais, a ora-pro-nóbis faz parte do grupo de plantas alimentícias não convencionais, também conhecidas como PANCs. Rica em nutrientes, ela é uma opção saudável para incrementar a alimentação e consumir no dia a dia.
Continua depois da publicidade
“A ora-pro-nóbis é chamada de rainha das plantas alimentares não convencionais. Vem sendo explorada principalmente em cozinhas vegetarianas e veganas por ser uma fonte de proteína de origem vegetal”, comenta o nutricionista Diogo Cirico, responsável técnico da Growth Supplements.
Nativa do Brasil e com quase todas as suas partes comestíveis, a ora-pro-nóbis é rica em proteínas vegetais, fibras, vitaminas A, C e vitaminas do complexo B. Além de ter uma grande concentração de minerais, como ferro, cálcio, fósforo e magnésio.
“É uma planta que traz inúmeros benefícios à nossa saúde, principalmente pensando na saúde da mulher no climatério, menopausa, que tem grande necessidade dessas vitaminas e minerais”, observa a nutricionista Ramiele Calmon, mestre em segurança alimentar.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com a nutricionista, a ora-pro-nóbis também auxilia na saúde do intestino, pois contém grandes concentrações de fibras e dá apoio ao sistema imunológico pelas suas vitaminas e antioxidantes.
“Ela auxilia na prevenção da anemia, porque tem uma grande concentração de ferro, e é boa para a pele também, visto que a vitamina A é essencial para a saúde da pele. Além disso, a ora-pro-nóbis dá suporte na massa muscular, por ser rica em proteína vegetal”, completa a profissional.
Ramiele lembra que a ora-pro-nóbis é uma boa complementação de proteína vegetal, principalmente para veganos e vegetarianos, além de auxiliar na prevenção da osteoporose por ser rica em magnésio e cálcio, que trazem benefícios à saúde óssea.
Continua depois da publicidade
A ora-pro-nóbis pode ser consumida diariamente. A recomendação de especialistas é de 30 a 50 gramas por dia, o que equivale a uma xícara.
Versátil, a planta pode ser consumida em saladas, refogados, como acompanhamento, em sopas, sucos, recheios de tortas, suflês, na preparação de pães, entre outros.
“As folhas podem ser consumidas cruas ou refogadas. É possível adicioná-las a omeletes, misturá-las no preparo do feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico. Já as flores são utilizadas em preparações de saladas”, diz Diogo.
Continua depois da publicidade
O profissional lembra ainda que existe ora-pro-nóbis em forma de farinha, que pode ser encontrada em lojas de suplementos e é vendida a granel ou em cápsulas.
De modo geral, a ora-pro-nóbis não tem contraindicação, mas pessoas com problemas nos rins devem ter atenção redobrada e consumir a planta somente com orientação médica.
“A ora-pro-nóbis é rica em oxalato e ele pode trazer sobrecarga na função renal. Então, é preciso cuidado, principalmente quem tem cálculos renais”, adverte Ramiele.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade