A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

O peso "estacionou"? Especialista explica o que pode ser feito

Após começar dietas, muitas pessoas relatam que pararam de perder peso; especialista aponta o motivo

Ana Clara Durazzo

23/03/2024 às 15:22  atualizado em 18/07/2024 às 15:43

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Idade avançada pode ser um fator para estacionar na balança

Idade avançada pode ser um fator para estacionar na balança | Freepik

Muitas pessoas, depois de perderem alguns quilos, mesmo continuando com a dieta, não conseguem mais perder nada, ou seja, o ponteiro da balança estaciona. Qual o motivo para isso acontecer? É possível reverter esse quadro?

Continua depois da publicidade

Alexandre Merheb, nutrólogo e diretor do Espaço Merheb de Emagrecimento e Qualidade de Vida explica o motivo para isso acontecer e como você pode contornar essa situação.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Por que o corpo para de perder peso no período da dieta?

Segundo o especialista, isso ocorre porque o corpo humano é programado para sobreviver em condições extremas. Quando se faz uma dieta radical, com ingestão mínima de calorias, provoca-se uma crise de energia no organismo, fazendo com que ele tenha que "lançar mão" de suas reservas - gordura armazenada.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 
"É natural que o organismo se defenda tentando poupar as reservas, e esse processo se faz desacelerando o metabolismo basal, ou seja, com um gasto mínimo de energia. Há um raciocínio tipo: não vai comer? Então não vou gastar!", comenta Alexandre Merheb

O nutrólogo, ainda aponta que  o ideal é evitar que essa situação de defesa do organismo, de baixo gasto calórico, se instale.

"A alternância de sistemas é uma boa opção para impedir esse mecanismo. Ou seja, é aconselhável um período em torno de 10 dias destinado ao emagrecimento concreto, com crise de energia real, seguido por um período de 20 dias de dieta mais branda, acompanhada de atividade física, onde o foco principal é " distrair" o organismo para que ele não entre em defesa. Ele deve considerar que a crise acabou", explica Merheb. 

Continua depois da publicidade

E complementa, "essa fase mais solta costuma não ter resultados concretos de emagrecimento, mas, pode não só evitar que se instale o mecanismo de economia energética como recuperar e reverter o pouco que já tenha acontecido".

Mesmo sem fazer dieta, estacionai na balança, e agora?

O estacionamento do peso ocorre tanto em homens quanto em mulheres, incidindo com mais frequência e precocidade em pessoas que já se submeteram a diversos tratamentos de emagrecimento ao longo da vida.

"As mulheres predominam nas estatísticas não pelo sexo em si, e sim pela prevalência das mesmas em procedimentos para emagrecer", constata Merheb. Segundo Alexandre, alguns fatores "contribuem" para o estacionamento do peso. Algum dos casos típico são:

Continua depois da publicidade

  • Idade: Quanto mais velha é a pessoa, mais cedo o corpo tenta economizar as reservas, é a lei de preservação da espécie.  
     
  • Histórico de dietas no organismo: Pessoas que passaram uma vida fazendo dieta também têm essa resposta mais precoce, é como se o organismo já conhecesse o "caminho das pedras". 
     
  • Sedentarismo: as alterações hormonais, a vida desregrada em termos de horários e o estresse também contribuem para que o peso melhore.

Merheb termina alertando para o fato de que dietas tanto longas quanto curtas podem levar o organismo a esse mecanismo de defesa.

"Pode-se dizer que o estacionamento do peso ocorre nas dietas com resultados rápidos de perda e mais tarde nas dietas de longo prazo, onde as perdas são paulatinas. Mas a intensidade e precocidade desse estacionamento estão mais ligadas à dimensão da agressão imposta ao organismo do que propriamente ao tempo da mesma", finaliza. 

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados