Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O interior de São Paulo esconde grandes oportunidades de lazer e contato com a natureza. Uma destas joias escondidas fica na cidade de Nazaré Paulista | Fabricio Macedo/Wikimedia Commons
O interior de São Paulo esconde grandes oportunidades de lazer e contato com a natureza. Uma destas joias escondidas fica na cidade de Nazaré Paulista, a 88 quilômetros da Capital.
Continua depois da publicidade
O lugar é serrano, possui muitas cachoeiras, nascentes e uma represa de águas límpidas, mais de mil metros de altitude, com boas opções de ecoturismo, sendo repleta de natureza para um bate-volta ou até um fim de semana prolongado.
Veja abaixo mais detalhes e belezas do município.
O destaque do local fica para a Represa Atibainha, um espaço dedicado para quem quer mergulhar, andar de barco ou praticar pesca esportiva.
Continua depois da publicidade
Se o seu desejo for encontrar um espaço para se conectar com a natureza e relaxar, a Cachoeira Gavirutuva é uma boa escolha.
O turismo cultural apresenta muito da história da cidade, com a oportunidade de visitar a Casa de Francisco Derosa, construída no início do século XX, que pertenceu ao prefeito da época e fundador da primeira escola do município.
Outra casa para conhecer é a Casa dos Escravos, uma construção do século XVII que ainda mantém a sua estrutura inicial e parte da mobília original, carregando muito da história, localizada no Bairro do Cuiabá.
Continua depois da publicidade
O turismo religioso também marca presença. Nazaré Paulista mantém a devoção ao São Gonçalo.
Na tradição, há uma dança de cunho especialmente religioso, quase sempre em pagamento de promessa, expressando de forma especial a São Gonçalo, conhecido entre os devotos como "Gonçalo de Amarante", que nasceu e viveu em Portugal.
A festa em sua homenagem chegou ao município no fim do século 17 e, segundo a lenda, trazia "paz e conforto" aos bandeirantes que passavam pela região.
Continua depois da publicidade
Além da grande represa, a cidade ainda possui em seu território uma parte do Parque Estadual Itaberaba, localizado no município e também em Arujá, Guarulhos, Mairiporã e Santa Isabel.
Criado em 2010, ele é um importante corredor ecológico, entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira, e sua área de mais de 15 mil hectares preserva importantes remanescentes da Mata Atlântica e bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira. O parque também abriga inúmeras espécies de animais ameaçados de extinção.
Nazaré paulista também se destaca pela produção de cana-de-açúcar para cachaça. Por isso, o visitante não pode deixar de passar nos Alambiques locais para ver como é feita a produção da cachaça, desde a colheita da cana-de-açúcar até o engarrafamento.
Continua depois da publicidade
As cachoeiras de Nazaré Paulista são ideais para quem busca aproveitar o dia ao ar livre. Uma das mais visitadas é a pequena Cachoeira Vicente Nunes. Apesar do tamanho menor que o comum, ela atrai turistas em época de calor e conta com uma trilha até o local.
Outras cachoeiras também se destacam, como a Cachoeira do Pião, com uma queda d'água de oito metros, também muito elogiada pelos turistas.
A Cachoeira do Barrocão, embora fique localizada na cidade vizinha, de Bom Jesus dos Perdões, também pode ser visitada sem afetar o roteiro turístico.
Continua depois da publicidade
Ainda no interior de São Paulo, a cidade de Cachoeira Grande também é um destaque no quesito, com uma das cachoeiras mais belas do Brasil.
Para um descanso completo e aproveitar a viagem com mais calma, há opções de hospedagem no local. Um dos principais atrativos no quesito é o Recanto do Teixeira, resort all inclusive.
Além de algumas comidas disponíveis à vontade, o hotel oferece piscinas aquecidas, quadras e até mini fazenda, com atividades guiadas para crianças, sendo uma opção para toda a família poder recarregar as energias.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade