Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
No período natalino, Penedo recebe cerca de 100 mil turistas | Divulgação Prefeitura de Itatiaia
O clima natalino costuma encantar as pessoas entre os meses de novembro e dezembro. Porém, em um lugar do Brasil é possível vivenciar o Natal o ano todo. Trata-se de Penedo, um bairro da cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro, em plena Serra da Mantiqueira.
Continua depois da publicidade
Pequeno e acolhedor, Penedo tem cerca de 5 mil habitantes. Porém, segundo informações da Prefeitura de Itatiaia, a presença de visitantes faz com que o número varie, com o bairro chegando a explodir de turistas no mês de dezembro.
Para se ter ideia, entre janeiro e novembro, a região soma cerca de 500 mil visitantes. No período natalino, o fluxo aumenta significativamente, ultrapassando 100 mil turistas em apenas um mês.
Ao contrário de outras cidades turísticas famosas pelas decorações natalinas, em Penedo, o clima de Natal perdura durante todo o ano.
Continua depois da publicidade
A principal atração é a Casa do Papai Noel, a única residência oficial do “Bom Velhinho” fora da Lapônia. Por lá, são feitas apresentações de danças folclóricas, música e teatro, sendo um ponto alto especialmente para famílias com crianças.
A iluminação natalina do bairro é outra atração que chama atenção dos turistas, que ainda podem participar da extensa programação de Natal, que inclui eventos temáticos e apresentações culturais, como corais e dança.
Ainda que a Casa do Papai Noel e a decoração de Natal sejam perenes, elas não são as únicas atrações do famoso bairro de Itatiaia. Penedo guarda outras boas surpresas para os turistas.
Continua depois da publicidade
O local foi habitado por imigrantes finlandeses em 1929, o que lhe rendeu o apelido de “Pequena Finlândia”.
A influência finlandesa, aliás, está presente na arquitetura, na gastronomia, e em eventos culturais que mantêm vivas as tradições do país europeu, como a dança e o artesanato.
O bairro tem ainda uma vila temática, também chamada Pequena Finlândia, que reforça essa identidade.
Continua depois da publicidade
O Museu Finlandês Eva Hilden, também conhecido como Museu Dona Eva, é outro passeio imperdível para fazer em Penedo, visto que o local conta a história dos imigrantes finlandeses.
Vale a atenção dos visitantes também os restaurantes locais, que servem pratos típicos, como o salmão e doces finlandeses, incluindo a famosa torta de frutas vermelhas.
As cachoeiras de Deus, Três Bacias e Poço das Esmeraldas completam a experiência no bairro.
Continua depois da publicidade
Distante 260 quilômetros da cidade de São Paulo, Penedo pode ser acessada pelos paulistanos através da Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Dependendo do trânsito, o trajeto de carro dura entre 3h30 e 4 horas.
Para quem não viaja de carro, há ônibus que fazem o trajeto até a rodoviária de Itatiaia ou Resende, com necessidade de um deslocamento adicional até o bairro de Penedo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade