A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 04 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Mosteiro no interior de São Paulo tem canto gregoriano e produtos feitos por monges

História do local passa pelo litoral, o século 17 e a Segunda Guerra Mundial

Adriano Assis

03/12/2024 às 21:40  atualizado em 03/12/2024 às 21:42

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Local foi construído a partir dos anos 1960

Local foi construído a partir dos anos 1960 | Divulgação/PMV

Um mosteiro construído há algumas décadas no interior de São Paulo tem uma história que começa lá no século 17, passa por períodos importantes da história do Brasil e pela Segunda Guerra Mundial.

Continua depois da publicidade

Hoje é visitado por quem busca uma celebração religiosa especial, com canto gregoriano acompanhado por um órgão de tubo, por quem quer experimentar um momento de fé em meio a natureza ou quer conhecer produtos artesanais produzidos por monges. 

Tudo isso pode ser encontrado no Mosteiro São Bento, localizado na cidade de Vinhedo, a 79 quilômetros da Capital. 

O acesso principal ao município, considerado a “Capital da Uva”, se dá pelo quilômetro 75 da rodovia Anhanguera (SP-330). 

Continua depois da publicidade

Já o mosteiro, fica na rua do Observatório, nº 138, a pouco mais de dois quilômetros do Centro de uma das melhores cidades para viver do interior de São Paulo.

As missas acontecem de segunda-feira a sábado, às 6h30, e aos domingos, às 8h e às 10h30. Há também eventos e consertos ao longo do ano. Todas as atividades do local são desenvolvidas pelos monges beneditinos.

Produtos artesanais

Quem visita o Mosteiro São Bento de Vinhedo pode passar pela loja do local para adquirir artigos religiosos, velas artesanais, além de alimentos.

Continua depois da publicidade

Os monges produzem e vendem geleias, licores, biscoitos, pães e bolos. Entre os biscoitos especiais estão o Brunnéis (cacau e canela), Nigrum (amêndoas e chocolate) e o Aromata (amêndoas e especiarias).

Brasil-Colônia e Guerra

A história do Mosteiro São Bento de Vinhedo começa no século 17, longe de onde está hoje. Ele surge como Mosteiro de São Bento de Santos, ou Mosteirinho, no litoral de São Paulo. 

O mosteiro santista ganha força no início do século 20 com a chegada de monges alemães da Congregação de Beuron. Mas tudo muda quando o Brasil entra para a Segunda Guerra Mundial.

Continua depois da publicidade

O local foi fechado e os monges alemãs expulsos do Brasil, que lutava ao lado dos Aliados contra o Eixo, liderado pela Alemanha Nazista.

A Ordem de São Bento de Santos sobreviveu, mas muito pequena. Na década de 1960, os monges adquiriram a Fazenda Bela Vista, em Vinhedo, e começaram a história no município.

O crescimento da comunidade teve participação direta da Abadia de Saint Vicent, na Pensilvânia, Estados Unidos da América, a qual, hoje, o Mosteiro de São Bento em Vinhedo faz parte.

Continua depois da publicidade

Um novo mosteiro foi construído, com projeto arquitetônico assinado por Hans Broos. Arquitetura, aliás, que é um dos pontos altos do local.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados