Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mapa do Metrô de SP ganhou atualizações em 2024 | Divulgação/Metrô de São Paulo
Se você é um dos 5 milhões de passageiros que usa o metrô de São Paulo todos os dias, com certeza já deve ter precisado consultar o mapa dos trilhos. Afinal, são 183 estações espalhadas por 13 linhas. Não é difícil se perder. Portanto, é fundamental ter o mapa do metrô de SP sempre atualizado.
Continua depois da publicidade
Ao longo de 2024, o mapa dos trilhos metropolitanos sofreu alterações, com inauguração de novas estações. Então, confira abaixo a versão atualizada do Mapa do Metrô de SP:
O sistema de trilhos subterrâneo paulista é considerado um dos melhores do mundo. E realmente precisa ser.
Continua depois da publicidade
Estamos falando de um dos modais mais usados em grandes metrópoles e São Paulo é a quarta maior cidade do planeta. Portanto, não é para menos que o Metrô paulista é tão famoso. Veja algumas curiosidades.
Ao contrário do que muitos pensam, o Metrô de São Paulo não foi criado pelo governo do Estado. A responsabilidade pelo surgimento dos nossos "tatus" é da Prefeitura da época.
Foi a Lei Municipal nº 6.988, de 26 de dezembro de 1966 que autorizou a criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.
Continua depois da publicidade
Mais tarde, o sistema passou a ser de administração do Executivo Estadual.
Atualmente o sistema tem 56 anos, considerando sua inauguração oficial em 24 de abril de 1968. Ao longo dessas quase seis décadas, o Metrô se expandiu muito e delegou a gestão grande parte das linhas para empresas privadas.
O Governo de São Paulo é o principal responsável pela gestão com controle da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
Continua depois da publicidade
A pasta é responsável pela operação e expansão de rede metroviária e pelo planejamento de transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.
O nome oficial é Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.
Diferente do que acontece em outras cidades do mundo, como Londres, que apelidou seu metrô de "tubo", nosso transporte subterrâneo sobre trilhos não tem apelidos "oficiais".
Continua depois da publicidade
Em 2018 o Metrô fez um balanço sobre seus números e divulgou resultados impressionantes.
Desde sua criação até 2018, o Metrô de São Paulo já havia transportado 28 bilhões de pessoas, o que equivale a 135 vezes a população brasileira ou 3,7 vezes a população mundial.
Os trens percorreram mais de 500 milhões de quilômetros, o equivalente a 1.298 viagens de ida e volta à Lua.
Continua depois da publicidade
Também conforme números de 2018, diariamente, são feitas 3,8 mil viagens. São 3 milhões de aberturas e fechamentos de portas.
Por fim, os trens percorrem 64,6 mil quilômetros para atender os 5 milhões de passageiros nas linhas operadas pelo Metrô.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade