Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Na cidade de São Paulo há quatro hospitais veterinários públicos | Freepik
Pets são sinônimo de amor e alegria, mas é inegável que eles também geram gastos, especialmente quando precisam cuidar da saúde. Para aliviar o bolso, uma opção é procurar pelos hospitais públicos veterinários.
Continua depois da publicidade
Na cidade de São Paulo há quatro hospitais veterinários públicos. Eles são gerenciados pela Prefeitura de São Paulo e estão localizados em diferentes regiões do município.
As quatro unidades de hospitais públicos veterinários da Capital estão espalhadas pelas regiões leste, norte, sul e oeste, mais especificamente nos bairros do Tatuapé, Casa Verde, Jurubatuba e Butantã (USP), respectivamente.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), uma nova unidade deve ser inaugurada em 2025, novamente na região leste.
Continua depois da publicidade
Sobre as quatro unidades já existentes, a Cosap informa que, em 2023, elas realizaram em torno de 150,4 mil atendimentos, uma média de mais de 12,5 mil atendimentos por mês.
Os hospitais veterinários públicos paulista os atendem casos de urgência e emergência, além de oferecerem consultas gratuitas em oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia, odontologia e dermatologia.
As unidades também realizam cirurgias, exames laboratoriais e internação para cães e gatos.
Continua depois da publicidade
O atendimento é feito por meio de agendamento, que deve ser realizado de forma presencial, conforme cronograma de cada unidade. Atendimentos de urgência e emergência são imediatos, após o animal passar por triagem.
Vale esclarecer que os casos considerados urgentes são aqueles sem risco de morte iminente, mas que se não tratados podem evoluir para quadros mais graves.
Já os casos de emergência implicam risco iminente de morte, a exemplo de atropelamentos, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e, no caso dos gatos, quando eles param de urinar.
Continua depois da publicidade
Para ser atendido nos hospitais veterinários públicos de São Paulo, o tutor do animal deve morar na Capital.
Além de ser residente na cidade, é preciso apresentar alguns documentos. São eles: Registro Geral do Animal (RGA), documento oficial com foto, que contenha o RG e o CPF do tutor, comprovante de residência no nome do responsável pelo pet, emitido nos últimos 90 dias.
Por ser um serviço que visa atender a população de baixa renda, também é necessário que o tutor leve um comprovante de benefício em programa social, se houver. A Cosap diz que é realizada uma triagem social na recepção de cada unidade.
Continua depois da publicidade
Para saber o endereço das unidades de hospital veterinário público da Capital, basta consultar a página www.capital.sp.gov.br/web/saude/w/saude_e_protecao_ao_animal_domestico/272490
No que diz respeito a outras cidades do estado de São Paulo, ao menos três contam com hospitais públicos veterinários: Araçatuba, Votuporanga e Santa Bárbara d’ Oeste.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), eles foram criados pelo Governo do Estado, por meio do programa Meu Pet, fundado em 2021, mas são geridos pelas prefeituras locais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade