Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Saiba o que é HMPV e como a infeção de crianças está preocupando o governo Chinês | Pexels
O aumento de infecções de crianças pelo metapneumovírus humano (HMPV) está preocupando autoridades na China. O quadro sintomático inclui falta de ar, tosse e outras manifestações que podem se agravar. Saiba o que é o HMPV e por que o eventual surto de infecções é tão preocupante.
Continua depois da publicidade
De acordo com Kan Biao, chefe do Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis do CDC da China, "a taxa de infecções por HMPV entre crianças e adolescentes está subindo".
O incremento no número de pacientes infectados é incontestável. No entanto, a declaração acima, publicada em 27 de dezembro, no jornal China Daily, não deixa claro qual é a escala dos números.
O HMPV foi descoberto em 2001 e pertence à mesma linhagem do vírus sincicial respiratório (RSV), segundo informações do jornal O Globo.
Continua depois da publicidade
O quadro de sintomas gerado pela infecção pode incluir tosse, febre, nariz entupido e falta de ar. Nos casos mais graves, os infectados podem apresentar bronquite ou pneumonia.
Um grupo de pessoas é mais vulnerável à condição: as crianças pequenas, idosos e os imunocomprometidas.
Ainda não há vacinas ou tratamentos antivirais específicos para o HMPV, conform e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).
Continua depois da publicidade
Assim o único tratamento existente é o de suporte, focando no manejo dos sintomas e na estabilização do paciente.
O professor de virologia da Universidade de Warwick, no Reino Unido, Andrew Easton, afirmou ao site Live Science, que o risco geral "não mudou significativamente nos últimos quase 25 anos".
De acordo com o pesquisador, o foco deve ser entender as causas desse aumento de casos.
Continua depois da publicidade
“Uma mudança na incidência ou no padrão de uma infecção é sempre preocupante", diz ele. Para o virologista é pouco provável que uma mutação no HMPV tenha provocado o aumento de casos.
“[Devemos] avaliar se é uma mudança no comportamento das pessoas infectadas que levou ao aumento da exposição”, emenda.
Por fim, ele afirma que testes adicionais do código genético do vírus são necessários para identificar a real causa das novas infecções.
Continua depois da publicidade
As maneiras de prevenir infecção são similares às adotadas em relação a outras doenças respiratórias:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade