Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, por celebrar a luta pelo incentivo à amamentação | Freepik
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, por celebrar a luta pelo incentivo à amamentação. Apesar da importância do leite materno para a saúde dos bebês, muitas mães ainda enfrentam desafios ao amamentar.
Continua depois da publicidade
Para além da falta de incentivo e apoio, sobretudo de empresas na volta ao trabalho, os primeiros dias de amamentação também podem ter obstáculos, dificultando o ato de alimentar a criança com leite materno.
“Os principais desafios da amamentação podem incluir dificuldades na pega, dor nos mamilos, ingurgitamento mamário, mastite e preocupações com a produção de leite”, explica a enfermeira obstetra Cinthia Calsinski, consultora internacional de lactação.
Quando um bebê vai mamar, ele deve abocanhar todo o mamilo e a maior parte possível da aréola, quando isso não acontece, se dá a pega incorreta, que pode resultar em rachaduras, sangramento e dor para as mães.
Continua depois da publicidade
De acordo com Cinthia, para suavizar o problema, é importante buscar orientação de uma consultora de amamentação, que vai ajudar a corrigir a pega, ensinar técnicas de amamentação e sugerir tratamentos caso seja necessário.
Uma dica para acelerar a cicatrização de eventuais machucados é passar o próprio leite materno nos machucados.
Uma preocupação das mães é que o leite não esteja sendo suficiente para o bebê. Neste sentido, especialistas são unânimes: não existe leite fraco.
Continua depois da publicidade
Se a mulher acredita não estar produzindo leite suficiente, ela deve procurar ajuda, além de se manter hidratada, com ao menos oito copos de água por dia, ter uma alimentação balanceada, evitar o estresse e ter momentos adequados de descanso.
A mastite é uma inflamação das glândulas mamárias, que pode causar muita dor, vermelhidão, febre e calafrios.
Em alguns casos, ela é ocasionada pela permanência de leite represado nos dutos mamários por muito tempo. Dessa forma, para evitá-la é preciso manter a amamentação frequente, bem como retirar o leite em excesso.
Continua depois da publicidade
Já o tratamento pode ser medicamentoso, envolver ordenha manual e compressas mornas.
Apesar dos desafios é importante persistir e tentar manter a amamentação, visto que o leite materno é o alimento mais completo para os bebês, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança e também para o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.
“O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento nos primeiros seis meses de vida, além de anticorpos que fortalecem o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções, alergias, obesidade, asma e outras doenças”, ressalta a médica pediatra Elisabeth Fernandes, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Continua depois da publicidade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva até os seis meses de idade, continuando com a introdução de alimentos complementares apropriados até os 2 anos de idade.
Engana-se quem pensa que a amamentação é importante apenas para a saúde das crianças. Além de fortalecer o vínculo entre mãe e filhos, o ato de amamentar também traz benefícios para as mães.
“A amamentação ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal mais rapidamente após o parto e reduz o risco de hemorragia pós-parto. Ela também está associada à redução do risco de câncer de mama e de ovário, além de ajudar na perda de peso adquirida durante a gravidez”, diz Cinthia.
Continua depois da publicidade
Elisabeth completa: “a amamentação ainda diminui o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares e contribui para a saúde mental e emocional da mãe, reduzindo a chance de depressão pós-parto.”
O mês de agosto, além da campanha do Agosto Dourado, é marcado pelo Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1 de agosto.
A data, criada em 1990 e instituída no Brasil em 2017, tem como objetivo incentivar o aleitamento materno, além de conscientizar e esclarecer sobre a amamentação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade