A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 25 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Granola: entenda como consumir e por que vale a pena incluir na dieta

Nutricionista explica quais os benefícios para a saúde de incluir a granola na rotina alimentar

Gladys Magalhães

10/03/2025 às 09:02

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Versátil, a granola pode ser consumida de diferentes formas

Versátil, a granola pode ser consumida de diferentes formas | chandlervid85/Freepik

Inventada em 1886 por um médico suíço, a granola é uma mistura de cereais, que inclui frutas secas, grãos, sementes e açúcar mascavo, capaz de trazer diversos benefícios para a saúde.

Continua depois da publicidade

“A boa granola é aquela que possui mix de ingredientes, como aveia, milho, trigo, sementes, frutas desidratadas, e oleaginosas, como castanhas. Juntos são fonte de fibras, gorduras boas, vitaminas e minerais”, explica a nutricionista Karla Maciel, da Jasmine.

Os benefícios da granola para o intestino

Devido a grande quantidade de fibras, a granola contribui com a sensação de saciedadeDevido à grande quantidade de fibras, a granola contribui com a sensação de saciedade - Foto: Freepik

Versátil, a granola pode ser consumida de diferentes formas: pura, com frutas, iogurtes, além de poder ser incluída em recheios de bolos, tortas, pães, entre outros.

Segundo a nutricionista, o consumo frequente auxilia no bom funcionamento do organismo, o que inclui benefícios para o intestino, sistema imunológico, entre outros.

Continua depois da publicidade

No caso do intestino, por exemplo, Karla explica que alimentos ricos em fibras, como a granola, se associam com a melhora do perfil lipídico, pois contribuem de forma direta na redução da absorção de colesterol e favorecem a melhora da composição da microbiota intestinal.

“Frutas secas, cereais integrais, leguminosas e hortaliças são exemplos de bons alimentos para o intestino, nesse contexto, as granolas são sugestões favoráveis ao trânsito intestinal”, diz.

Granola: aliada do coração e do emagrecimento

Devido à grande quantidade de fibras, a granola contribui com a sensação de saciedade, o que, por consequência, ajuda na saúde do coração e a torna uma boa aliada para quem deseja emagrecer.

Continua depois da publicidade

“A fome emocional é um dos motivos que leva aos excessos. Assim, no lugar dos itens recheados e ultraprocessados, o ideal é consumir alternativas mais equilibradas, que possam de fato gerar saciedade”, orienta Karla.

A nutricionista ressalta ainda, que mais do que aparência, o controle do peso é de suma importância para a saúde cardiovascular. Neste sentido, é essencial a adoção de um estilo de vida saudável, com prática de exercícios, horas ideais de sono e alimentação equilibrada.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados