Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Sangremento ao escovar os dentes pode ser sintoma de gengivite | Tima Miroshnichenko/Pexels
Você já sentiu um desconforto ao escovar os dentes? Isso pode ser um sinal de gengivite, que é uma inflamação nos tecidos gengivais. Encontrada em boa parte da população mundial, a gengivite pode levar a complicações se não tratada adequadamente.
Continua depois da publicidade
Por isso, a professora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Luciana Fernandes Oliveira, apontou as principais causas, como identificar e prevenir a gengivite.
Segundo Luciana Fernandes Oliveira, a gengivite é uma inflamação da gengiva, geralmente causada pela presença de biofilme (placa bacteriana) nos dentes.
Estima-se que 3 em 4 pacientes que passam pelos consultórios apresentam o problema. "As bactérias se agrupam de forma a aderirem na superfície dental, quando não higienizadas adequadamente. Se não for removida por escovação e uso de fio dental regular, estas comunidades microbianas podem levar à gengivite, porém, essa inflamação crônica pode ainda ser modificada por inúmeros fatores: sistêmicos, ambientais, entre outros" explica.
Continua depois da publicidade
Para identificar se o indivíduo está com gengivite, a especialista ressalta que um dos primeiros sinais da gengivite é a alteração de cor da gengiva, passando a ficar mais avermelhada e ainda com um aumento de volume (inchaço).
"Em indivíduos saudáveis, as gengivas devem ter uma tonalidade mais pálida, rósea, com a intensidade que acompanha a cor de pele e firmes ao toque", aponta a especialista.
Além disso, a profissional alerta que outros sinais podem ser sintoma da inflamação da gengiva, são eles:
Continua depois da publicidade
Caso você identifique que está com gengivite e não trate, é possível que a inflamação ocasione outros quadros odontológicos mais graves, aponta a professora.
"Se não tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, que é a inflamação não só da gengiva, mas também do osso e estruturas que sustentam o dente na arcada. Essa evolução pode causar, em casos leves, retração gengival que deixa as raízes expostas e causar sensibilidade dentinária; e em casos mais graves, pode levar a mobilidade e perda dental. Lembrando sempre que estamos falando de uma condição inflamatória crônica que pode, a partir da boca, afetar todo o organismo", explica.
Caso você queira prevenir casos de gengivite, é possível através de boas práticas de higiene dental e manutenção de boa saúde geral.
Continua depois da publicidade
Além disso, outro ponto apontado pela professora, que pode prevenir a gengivite ou outros surgimentos de outras doenças odontológicas, é as visitas regulares ao cirurgião dentista. "O intervalo entre as consultas é determinado de acordo com as condições individuais, mas recomendamos que sejam feitas no mínimo duas consultas anuais", aconselha ela.
Para finalizar, Luciana Fernandes Oliveira finaliza dizendo que, com bons hábitos de saúde, podem prevenir o aparecimento dessas doenças gengivais e periodontal:
*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade