Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais direitos garantidos aos trabalhadores com carteira assinada | Drazen Zigic/Freepik
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais direitos garantidos aos trabalhadores com carteira assinada, além de ser o recurso mais utilizado pelos brasileiros que desejam realizar o sonho da casa própria.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Ele foi criado em 1966 com o objetivo de proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa.
Veja abaixo mais detalhes do que é o FGTS e qual a melhor forma de utilizá-lo.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Entre, também, no nosso canal!
Mantenha-se bem informado.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado para proteger financeiramente funcionários demitidos sem que seja por justa causa. Com isso, ele ajuda os trabalhadores registrados no regime CLT a obterem uma melhor estabilidade financeira.
A quantia é usada muitas vezes para dar início a um financiamento para o sonho da casa própria ou para o pagamento de dívidas.
Continua depois da publicidade
O fundo é formado por depósitos mensais realizados pela empresa contratante em uma conta bancária da Caixa Econômica Federal vinculada ao empregador.
O FGTS é obrigatório e não pode, em nenhuma hípotese, ser descontado do salário do trabalhador. O depósito dos valores é feito ao início de cada mês, e o atraso gera multa ao empregador.
O funcionário pode ter mais de uma conta vinculada ao FGTS, visto que cada contrato de trabalho gera uma nova conta para depósito. Nestes moldes, é possível acompanhar a movimentação oriunda de diferentes fontes de renda em um mesmo lugar.
Continua depois da publicidade
O fundo é depositado na conta bancária e funciona das seguintes formas:
O dinheiro depositado no FGTS não fica parado. Ele é direcionado para o FI-FGTS, um fundo de investimentos administrado pela Caixa Econômica Federal respeitando as liberações do Conselho Curador.
A aplicação desses recursos é utilizada pelo governo federal para financiar programas de habitação e obras de saneamento e infraestrutura.
Continua depois da publicidade
Contudo, o rendimento do FGTS é considerado muito baixo. O valor depositado rende 3% ao ano, mais a atualização mensal da chamada Taxa Referencial (TR).
O empregador deve depositar o equivalente a 8% do salário do funcionário no início de cada mês. No entanto, existem alguns casos com valores diferentes:
Caso o funcionário seja demitido sem justa causa, a empresa é obrigada a pagar uma multa rescisória no valor de 40% sobre tudo aquilo que essa mesma companhia depositou na conta do trabalhador.
Continua depois da publicidade
Mesmo que a pessoa opte por sacar uma parte do dinheiro (para um financiamento imobiliário, por exemplo), a multa de 40% será calculada sobre o valor total dos depósitos realizados durante o período do contrato de trabalho com a empresa.
O saque-aniversário é a modalidade que permite ao trabalhador sacar parte do saldo disponível de seu FGTS dentro do mês de seu aniversário. A adesão não é obrigatória e deve ser solicitada no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS.
Ao fazer a opção pelo saque-aniversário, o trabalhador deixará de usufruir o saque-rescisão (sacar o valor total ao ser demitido sem justa causa).
Continua depois da publicidade
Caso deseje retornar para o saque-rescisão, o trabalhador pode realizar o pedido a qualquer momento. No entanto, a modalidade passa a valer para fins rescisórios somente no 25º mês após a solicitação do funcionário.
O direito do recebimento do FGTS vai para os seguintes casos:
Há ainda o direito para:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade