Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A Praia do Tombo recebe a certificação de Bandeira Azul há 15 anos consecutivos | Daniel Villaça/Gazeta de S. Paulo
O Brasil possui muitas praias belíssimas, que encantam turistas e moradores. Sejam por suas águas cristalinas, pela faixa de areia maior ou menor, ou pelo contato com a natureza, muitos desses lugares paradisíacos proporcionam uma ótima opção de relaxamento em território nacional.
Continua depois da publicidade
O País conta com 38 praias com a "Bandeira Azul" a mais importante certificação internacional de praias, que leva em conta questões como gestão ambiental, qualidade da água, bem-estar, segurança e serviços.
Na última lista divulgada, das 38 praias, 20 ficam em Santa Catarina, cinco no nordeste, 12 no Rio de Janeiro e uma em São Paulo. A representante paulista fica no Guarujá, no litoral sul. Veja abaixo quais são as praias com essa certificação.
O local é praia exclusiva e mais intimista, com um clima de paraíso tropical perfeito para relaxar, se desconectando do mundo.
Continua depois da publicidade
Alguns visitantes afirmam que na ilha, durante a noite, a lua até parece maior do que em outros lugares do Brasil.
Além disso, por todo o seu contato com a natureza e ambiente mais reservado, o local também proporciona um destino perfeito para uma viagem de casal.
A Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe é mais uma detentora do selo de Bandeira Azul, que a classifica como uma das melhores praias do Brasil e do mundo. Ela está localizada na Ilha dos Frades, que apresentam outras opções belíssimas de passeio.
Continua depois da publicidade
O local tem cerca de 50 moradores e, em épocas de alta temporada, chega a receber 4 mil visitantes no fim de semana.
As outras praias baianas presentes na lista são:
Paraíso do kitesurf, o local tem um mar de águas cristalinas, vento refrescante, opção de turismo entre as dunas e uma das melhores opções no quesito estrutural.
Continua depois da publicidade
A praia possui uma longa extensão: são pelo menos quatro quilômetros de orla. Por lá, é possível aproveitar o sol perto dos bares ou relaxar em algum canto mais isolado.
Outra opção é o passeio de buggy, para aventurar-se nas dunas.
Com um nome sugestivo, a Praia do Sossego é ideal para relaxar, seja sozinho ou com família.
Continua depois da publicidade
Localizada entre Piratininga e Camboinhas, a praia também foge do comum, possuindo difícil acesso para pedestres. A extensão de areia é pequena e não é tão movimentada, uma vez que sua trilha não é das mais conhecidas.
O local é bastante frequentado por pessoas que se aproximam por meio de lanchas e iates, pois sua trilha não é muito famosa.
As outras 11 praias cariocas com o selo são:
Continua depois da publicidade
A Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, é outra opção encantadora para descanso e contato com a natureza.
A orla é pouco agitada, as águas são claras e limpas e o entorno do local conta com uma vegetação muito bem preservada.
A faixa de areia é extensa e o espaço possui boa infraestrutura, tornando esta praia uma das opções mais completas da lista.
Continua depois da publicidade
Estado com mais praias com Bandeira Azul, Santa Catarina ainda possui outras 19 atrações com o selo. São elas:
Praia do Tombo, em Guarujá
A Praia do Tombo recebe a certificação há 15 anos consecutivos.
Continua depois da publicidade
A praia é famosa entre os surfistas da região, graças às suas ondas de alta qualidade, sendo palco de diversos campeonatos de surfe. A combinação de suas águas claras e seu ambiente preservado atrai tanto atletas quanto visitantes em busca de uma experiência de praia diferenciada.
Os juízes analisaram critérios como qualidade da água, preservação e educação ambiental de 56 concorrentes inscritos, selecionando 38 praias e 11 marinas espalhadas pelo país. No Brasil, o operador nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Para uma orla receber a certificação ela precisa garantir sua balneabilidade, ter instalações sanitárias em boas condições, existência de salva-vidas e serviços de primeiros socorro. Deve também dispor de conter lixeiras de coleta seletiva, além de manutenção e limpeza sempre ativos.
Continua depois da publicidade
A Bandeira Azul exige também que todos os equipamentos e construções na praia estejam em boas condições, que seja proibida a circulação de veículos e campings não autorizados.
Além disso, a praia deve garantir a segurança e acesso livre, ter mapas indicando as instalações existentes no local e promover, ao menos, seis atividades de educação ambiental.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade