Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Carne deve ser mantida no congelador e retirada apenas antes da preparação. | Imagem: Flixtey/Wikimedia Commons
Descongelar carnes é um processo demorado, e às vezes só percebemos ao chegar em casa que esquecemos de deixar algo fora do congelador. Porém, existem métodos para descongelar um alimento de maneira rápida.
Continua depois da publicidade
Alguns truques podem funcionar para descongelar rápido, mas deixar o prato impróprio para o consumo. Veja a seguir dicas do que fazer e o que não fazer quando descongelar o alimento.
Segundo explica Emma Beckett, doutora em nutrição, a maneira mais segura de se descongelar um alimento é deixá-lo na geladeira. Ela ainda é fria, mas não chega na temperatura de congelamento.
Quando a carne descongela devagar, não corremos o risco de desnaturar suas moléculas. Dentro da geladeira também há menos microrganismos do que fora dela, então o alimento também passa por menos riscos de contaminação.
Continua depois da publicidade
Porém, esse método leva horas para descongelar o item. Soluções mais rápidas, e ainda seguras existem, mas todas trazem algum risco, e devem ser ponderadas com atenção. Veja alguns métodos:
A vantagem de descongelar no microondas é que a rapidez. Alguns modelos possuem modos especiais que descongelam a comida em apenas 5 minutos.
A desvantagem é que ela pode desnaturalizar as moléculas da sua carne, especialmente no caso das brancas como peixes e aves. Esses alimentos possuem, nas células de sua composição, mais ácidos graxos poliinsaturados, como o ômega-3 e -6.
Continua depois da publicidade
Essas moléculas, quando agitadas pelas frequências que o microondas emite, tendem a se desnaturalizar. Eric Decker, professor da Universidade de Massachusetts, explica:
“A reação é muito rápida – é provavelmente a oxidação lipídica mais rápida em qualquer alimento”
É por causa dessa oxidação rápida que o frango requentado fica seco e com gosto estranho para algumas pessoas.
Continua depois da publicidade
Outra maneira de descongelar é colocar na água corrente. Conforme a água vai escorrendo, a carne vai ganhando temperatura e descongelando. A desvantagem é um pouco óbvia: esse método gasta muita água.
Outra preocupação é contaminar a carne com microrganismos presentes na água que sai da torneira. Para adotar esse método, tenha certeza que o pacote está bem selado.
Você também pode colocar o congelado em água quente, mas é importante que o pacote seja resistente a altas temperaturas. Colocar um plástico que derrete fácil na água fervente é a receita perfeita para o desastre.
Continua depois da publicidade
Esse método funciona melhor para descongelar comida que foi preparada e congelada em casa, em potes de vidro ou metal.
Outra opção para descongelar carnes mais rápido é simplesmente deixá-las fora da geladeira. Porém, pesquisadores recomendam tomar cuidado.
Descongelar o alimento na bancada da pia é perigoso, tanto por correr o risco de contaminar o que está sendo descongelado, quanto contaminar a bancada com microrganismos presentes em carnes cruas.
Continua depois da publicidade
O ambiente ao redor também possui elementos que podem contaminar sua comida, e alguns microrganismos presentes no alimento cru podem soltar toxinas quando ‘esquecido' ao ar livre por muito tempo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade