Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
As entrevistas de emprego têm se tornado um processo cada vez mais disputado e crucial para o futuro das pessoas | rawpixel.com/Freepik
A entrevista de emprego é uma etapa decisiva na busca por um novo emprego, ainda mais considerando a competição no mercado de trabalho.
Continua depois da publicidade
Estudar sobre a empresa antes da entrevista, elaborar um currículo sólido e bem elaborado, saber se comunicar, entre outros fatores, podem fazer a diferença na hora de ser ou não contratado.
Administradora de Empresas com mais de dez anos de experiência em Recursos Humanos, Mônica Lima, passou algumas dicas de como aumentar as chances de sucesso em uma entrevista. Confira abaixo.
De acordo com a profissional, dois fatores podem ajudar a aumentar as chances de sucesso durante o processo seletivo: saber a história da empresa e valorizar a própria trajetória.
Continua depois da publicidade
Um fator que costuma agradar qualquer empresa que estiver contratando é o entrevistado estar com a pesquisa em dia sobre a história da corporação.
"Procure informações sobre empresa. Entre no site, nas redes sociais, nas mídias para entender o que essa empresa faz, qual sua missão, seus valores”, disse Lima.
Além disso, pensar em qual é a transformação que a empresa busca fazer na vida do cliente também é um diferencial importante.
Continua depois da publicidade
Um funcionário que já conhece a história e método de trabalho de uma empresa, está um passo na frente dos demais candidatos, demonstrando conhecimento prévio e força de vontade. Assim ele aumenta as chances de passar um longo período no local.
Ainda de acordo com Lima, ter uma linha do tempo bem desenhada sobre a própria carreira e sobre a trajetória de vida é outro ponto que pode ser determinante.
"Geralmente o recrutador pergunta sobre a história do candidato. Conforme ele for perguntando, ele [o candidato] deve saber apresentar os cases, entregas e resultados".
Continua depois da publicidade
Valorizar suas qualidades e reforçar suas conquistas demonstram autoconfiança e repertório, algo positivo nesta fase.
Lima recomendou que o candidato conte o que adquiriu em outras experiências, sejam elas individuais, coletivas ou até voluntárias.
"Caso seja o primeiro emprego, a pessoa que nunca trabalhou também pode ter experiências na vida dela que possam agregar na carreira, portanto pode trazer isso no momento da entrevista também", finalizou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade