Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Roberto Figueiredo, biomédico conhecido como Dr. Bactéria | Divulgação
Como você está limpando a sua casa? Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, a maneira como as pessoas limpam a casa pode impactar diretamente na saúde e bem-estar.
Continua depois da publicidade
“As pessoas cometem alguns erros na hora de higienizar a casa. O principal é utilizar água sanitária, o que leva, inclusive, muitos a fazerem misturinhas caseiras. Essas misturinhas podem intoxicar, se você mistura água sanitária com vinagre, por exemplo, e, dependendo da substância pode até matar uma pessoa”, diz o biomédico.
Roberto alerta ainda que o uso da água sanitária na limpeza de ambientes pode resultar em dermatite de contato, dermatite nos animais, além de provocar a oxidação de partes fundamentais de equipamentos dos aparelhos. Assim, ele não indica a utilização.
A seguir, veja outras dicas do Dr. Bactéria para a limpeza da casa.
Continua depois da publicidade
Segundo Roberto, ao contrário do imaginário popular, o banheiro não é o ambiente mais contaminado de uma casa. O campeão de germes e bactérias é a cozinha.
“A cozinha está todo dia recebendo alimentos, hortaliças, carnes. Tem o pet da casa que passa pela cozinha, tem muito movimento. É o local que, realmente, tem mais bactérias”, explica.
Para limpar a cozinha, o biomédico indica usar uma solução de um litro de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de sopa de bicarbonato.
Continua depois da publicidade
“Pega-se dois baldes, coloca essa solução, molha-se um pano nessa solução, torce, passa no chão. Em outro balde com água limpa, a pessoa deve enxaguar o pano, torce e vai repetindo até o local estar limpo”, orienta.
O profissional lembra também que é importante trocar a esponja da pia, ao menos, uma vez por semana. Ele indica a utilização das esponjas que têm uso de prata na composição. “A prata mata bactérias, ela se auto desinfeta, assim, evita os riscos de contaminação cruzada.”
Outro item que deve ser substituído com frequência é o pano de prato. “Ele deve ser chamado de pano de mão, porque não devemos enxugar a louça com o pano. Um pano desse tem um milhão de bactérias a mais que o tampo do vaso sanitário do banheiro público!”
Continua depois da publicidade
Conforme o Dr. Bactéria, a louça deve ser lavada e colocada no escorredor para secar, sem colocar um paninho sobre as peças.
O banheiro deve ser higienizado com a mesma solução e seguindo o mesmo passo a passo da cozinha. Porém, deve haver um pano específico para a higienização do cômodo.
“O ideal é que as pessoas tenham panos coloridos. Por exemplo, você pode colocar o pano azul para o banheiro, o pano rosa para a cozinha e assim por diante. O importante é determinar um pano para cada ambiente, evitando, dessa forma, a contaminação cruzada”, diz.
Continua depois da publicidade
Assim como ocorre com o banheiro e a cozinha, quartos e salas também devem ser higienizados com panos próprios e utilizando a mesma solução de água, detergente e bicarbonato.
Para o biomédico, a limpeza da casa deve ser feita diariamente, com o objetivo de evitar o acúmulo de poeira.
“85% da poeira doméstica é formada por restos de pele humana. Isso, aliado a uma umidade acima de 70% em casa, vai servir de alimento para os ácaros, que vão produzir bolotas fecais e, assim, provocar rinite, reações alérgicas, além de serem gatilhos para a asma”, finaliza.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade