Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Darjeeling Toy Train, Índia | Rupam Dey/Wikimedia Commons
A Lonely Planet, conhecida como a maior editora de guias de viagens do mundo, elaborou o ranking Amazing Train Journeys (Incríveis Viagens de Trem, em tradução livre), no qual elegeu os melhores passeios de trem do planeta.
Continua depois da publicidade
Entre os eleitos, estão rotas com paisagens deslumbrantes, em diferentes continentes, incluindo o passeio de trem brasileiro da Serra do Mar Paranaense, que liga Curitiba a Morretes, no Paraná.
A seguir, confira quais os passeios ferroviários mais encantadores do mundo, segundo a Lonely Planet.
O trem atravessa cidades históricas e do litoral do Vietnã. Segundo a publicação, “esta é uma das viagens ferroviárias mais queridas do sudeste asiático e um dos passeios de trem noturnos mais épicos do mundo."
Continua depois da publicidade
A viagem começa em Ho Chi Minh e termina em Hanói. O trajeto tem 1.726 qilômetros e é percorrido em dois dias.
De acordo com a Lonely Planet, o passeio de trem California Zephyr se destaca por “absorver a grandiosidade cênica norte-americana”.
A viagem, que dura três dias, passa por pradarias, montanhas, desertos e pelos picos cobertos de Sierra Nevada. O trajeto começa em Chicago e finaliza em São Francisco e tem 3.924 quilômetros.
Continua depois da publicidade
Para a Loney Planet, a viagem de trem mais bonita da América do Sul fica no Peru. O passeio de Puno a Cusco dura 10 horas e tem 388 quilômetros.
No trajeto, os viajantes podem apreciar picos cobertos de neve, os vales dos Andes, paisagens de planície, além de observar os tradicionais fazendeiros de lhamas com seus chapéus típicos.
O ranking da Lolnely Planet descreve a viagem de trem chinesa como uma viagem de contrastes. Isso porque o trem sai da urbana e futurística Pequim com destino à Lhasa, um local repleto de monges.
Continua depois da publicidade
No trajeto, é possível observar as paisagens do Tibete e das Cordilheiras do Himalaia. A viagem dura 40 horas e tem 3750 quilômetros.
O passeio de 223 quilômetros e 4 horas e 30 minutos de duração é descrito como “uma das melhores e mais cênicas viagens de trem de um dia do mundo.”
A viagem começa em Christchurch, passa pelas planícies de Canterbury, pelas montanhas cobertas de neve dos Alpes do Sul, lagos, riachos e florestas tropicais, antes de terminar em Greymouth.
Continua depois da publicidade
Segundo a Lonely Planet, “este trem surpreendente é um dos melhores passeios ferroviários da Europa – e um dos menos conhecidos fora da Noruega.”
No trajeto de 496 quilômetros, percorridos em 6 horas e 30 minutos, entre as cidades de Oslo e Bergen, os viajantes observam cânions, rios, encostas de montanhas e paisagens cobertas de gelo.
A viagem ferroviária de Tazara sai de Dares Salam, na Tanzânia, e vai até Kapiri Mposhi, na Zâmbia, totalizando 1860 quilômetros e 46 horas.
Continua depois da publicidade
O destaque do passeio é a possibilidade de avistar grandes animais enquanto contempla as paisagens do caminho.
A viagem de dois dias e 3211 quilômetros percorre os Estados Unidos da costa leste a oeste, saindo de Nova Orleans e indo até Los Angeles.
Segundo a Lonely Planet, esta é a viagem ideal para quem sempre sonhou em cruzar os Estados Unidos, mas não gosta muito da ideia de ficar ‘preso’ em um carro.
Continua depois da publicidade
No caminho, é possível observar paisagens diversas, o que inclui os pântanos da Louisiana, os arranhas-céus de Houston, os desertos do Texas e do Arizona, as colinas da Califórnia e as praias de Los Angeles.
O Caledonian Sleeper percorre 819 quilômetros entre Londres, na Inglaterra, até Fort William, na Escócia. A viagem dura 13 horas e 30 minutos e é descrita como uma romântica viagem ferroviária.
Para a Lonely Planet, a rota ferroviária Nairóbi-Mombassa, no Quênia, está entre as mais lendárias da África.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques da viagem, que dura 5 horas e 10 minutos e percorre 579 quilômetros, está uma estação na savana queniana e a paisagem do Kilimanjaro.
A viagem de trem pelo Marrocos vai de Tânger até Marrakesh, percorrendo 580 quilômetros em 5 horas e 15 minutos.
Na opinião dos avaliadores da Lonely Planet, “não há dúvidas de que uma viagem de trem pela espinha dorsal da nação do norte da África é uma experiência profundamente edificante.”
Continua depois da publicidade
A viagem do Rocky Mountaineer promete uma vista cinematográfica das paisagens montanhosas do Canadá e, segundo a publicação, das maravilhas da engenharia do país. Com sorte, o viajante pode ainda avistar uma águia americana, um alce, ou um urso pardo.
O trajeto tem 957 quilômetros, entre Vancouver e Banff, e é completado em 37 horas.
A viagem de Alexandria a Aswan, no Egito, tem duração de 16 horas e percorre 1100 quilômetros. O trajeto acompanha o curso do rio Nilo e passa por locais históricos.
Continua depois da publicidade
A viagem de Curitiba a Morretes, no Paraná, é descrita pela publicação da Lonely Planet como a mais espetacular do Brasil.
O ranking destaca que o trajeto passa por cânions, picos de montanhas irregulares e planícies verdejantes, além de oferecer um vislumbre fascinante do passado, pois passa por pequenas estações que datam do final dos anos 1800.
O passeio dura cerca de 4 horas e percorre 70 quilômetros.
O passeio de Nova Jalpaiguri a Darjeeling, na Índia, passa por plantações de chás verde-esmeralda, pelo Monte Khangchendzonga e também por cidades com telhados de lata.
O percurso tem 88,5 quilômetros e é percorrido em até 8 horas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade