Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Na área da comunicação é um diferencial importante possui uma voz bem trabalhada | Thirdman/Pexels
Continua depois da publicidade
Na área da comunicação é um diferencial importante possui uma voz bem trabalhada. Isto se torna uma ferramenta que pode abrir portas, conquistar plateias e deixar uma boa impressão.
Fernanda de Morais, fonoaudióloga mentora e especialista em Comunicação e Oratória deu algumas dicas para os interessados em melhorar seu desempenho neste quesito. Veja abaixo.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A importância de uma voz poderosa
“Entonação vibrante, ritmo envolvente e uma postura firme são elementos para conquistar a atenção e transmitir confiança ao falar em público. A falta de entonação pode tornar a voz monótona, deixando uma impressão de desânimo”, explicou Fernanda de Morais.
Na projeção da voz, a postura corporal também tem um papel fundamental para um bom desempenho. Além disso, a fonoaudióloga ressaltou que a respiração correta é uma aliada indispensável para garantir uma voz firme e clara.
Continua depois da publicidade
Necessário atenção com alguns erros
Para manter a voz poderosa, a especialista relata que alguns erros devem ser evitados. “Falar com os dentes travados prejudica a clareza da mensagem, enquanto posturas inadequadas comprometem a qualidade vocal. Outro cuidado é falar sempre no mesmo tom ou com o mesmo volume na voz. Varie de acordo com suas palavras”.
Práticas para evoluir
Continua depois da publicidade
A prática de exercícios vocais, especialmente a leitura em voz alta com expressividade, é um caminho valioso para aprimorar a clareza, entusiasmo e persuasão na comunicação. “Assim como ao contar histórias, adaptar a voz para interpretar personagens proporciona um treino eficaz”, completou a especialista.
“Isso não apenas prepara a voz, mas também contribui para um desempenho admirável por onde passar”, concluiu.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade