Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Museu Municipal João Batista Conti, em Atibaia, é uma das opções de passeio | Miguel Schincariol/Governo do estado
Se para alguns o Carnaval é a época mais esperada do ano, para curtir os blocos, festas ou desfiles das escolas de samba. Para outras, é a oportunidade de fugir do agito em busca de locais mais calmos e silenciosos.
Continua depois da publicidade
O estado de São Paulo oferece opções para os dois tipos de público. Para os moradores de Campinas que querem ficar longe da folia, sem fazer uma viagem longa, há, pelo menos, sete boas opções.
Apesar de o município campineiro não ter desfile de escolas de samba há nove anos, os blocos tomam conta das ruas, transformando a maior cidade do interior de São Paulo em ponto de agito e folia.
Quem opta por um destes sete passeios bate-volta, encontra ambiente de tranquilidade a menos de duas horas de carro. Confira:
Continua depois da publicidade
Conhecida por suas águas termais curativas, Águas de Lindóia fica a 100 km de Campinas, ou cerca de 1h30 de carro. Nas piscinas, tanques e casas de banho de lá, você poderá descansar e se reenergizar por completo.
O município também oferece passeios por propriedades rurais com cavalgadas, contato com a natureza e acesso a pomares para degustação de frutas frescas. Há diversas opções gastronômicas, que incluem produtos artesanais.
Um ponto importante é o morro Pelado, um dos pontos turísticos mais famosos da região. Com 1,4 mil metros de altitude, o local oferece uma bela vista da cidade.
Continua depois da publicidade
Essa fica mais perto, a 64km de Campinas, ou uma hora de carro. Atibaia é uma das cidades mais seguras do Brasil, conhecida também como capital do morango.
Claro que um dos passeios é conhecer as plantações e poder provar a fruta direto do pé. No Orquidário Takebayashi os turistas podem colher os morangos que levarão para casa.
Entre os pontos turísticos, destaca-se o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, que oferece uma vista panorâmica de sete municípios e é um local popular para voo livre.
Continua depois da publicidade
Outras atrações incluem o teleférico de Atibaia, o Parque Edmundo Zanoni, que possui um museu de história natural, o Parque das Águas e o Jardim Japonês. Já o Museu Municipal João Batista Conti possui um acervo histórico abrangendo os períodos do Brasil Colônia, Império e República.
O município é um verdadeiro refúgio de natureza e calmaria, perfeito para quem quer fugir da loucura da rotina na metrópole. Fica a apenas 65km de Campinas, menos de uma hora de carro.
Cabreúva tem possibilidades de hospedagens mais econômicas do que outros municípios turísticos. Entre as opções, há trilha em meio à natureza ou visitar um templo budista, o Templo Pela Paz Mundial.
Continua depois da publicidade
O lugar é preparado para receber os turistas que desejam apenas meditar em um lugar diferente ou quer tomar um café admirando a paisagem local. Na Fazenda Guaxinduva, há espaços para camping e gastronomia local.
A cidade das flores foi eleita a 2ª mais bonita do estado de São Paulo, fica a 40 km de Campinas e encanta com seus campos floridos e a influência da cultura holandesa.
Holambra tem atrações para todos os gostos, desde passeios ao ar livre até eventos culturais. Sua produção de flores é um dos passeios mais encantadores, com estufas abertas ao público durante todo o ano.
Continua depois da publicidade
O Moinho Povos Unidos é um dos principais cartões-postais de Holambra. Inspirado nos tradicionais moinhos holandeses, oferece uma vista panorâmica da cidade. Outro ponto a ser visitado, é o Parque Van Gogh, que se destaca pelos chalés holandeses e eventos culturais realizados ao longo do ano.
Uma das escolhas preferidas dos turistas paulistas é a cidade de São Roque, que fica a 105km de Campinas.
A paisagem montanhosa da região e o clima mais ameno, fazem do município uma alternativa interessante para quem deseja se desconectar. Seus chalés são procurados o ano inteiro. São, pelo menos, seis opções para relaxar.
Continua depois da publicidade
É lá que fica o Roteiro do Vinho, que reúne mais de 30 estabelecimentos, entre eles, vinícolas, lojas especializadas e restaurantes. Em cinco destas vinícolas há degustações gratuitas de vinho.
A uma altitude de 927 metros, que chega a até 1.300 metros em seus picos, e clima agradável. Serra Negra fica a 76km de Campinas, subindo a serra em direção a Minas Gerais.
Conhecida como “Cidade da Saúde”, o município é uma estância hidromineral e climática, com águas minerais indicadas para tratamento de diversas doenças.
Continua depois da publicidade
Há lago, parques e represas para passeio em família próximo à natureza, com trilha, vegetação nativa e brinquedos para as crianças.
A produção de café é uma atividade econômica importante de Serra Negra e há três fazendas para visitar e degustar seus produtos artesanais.
Na parte inferior da Serra da Mantiqueira fica a cidade de Socorro, a 110km de Campinas, quase duas horas de carro.
Continua depois da publicidade
Há, pelo menos, dez passeios para aproveitar a cidade, que conta com mais de 20 modalidades de atividades de aventura, como rafting no rio do Peixe.
Para o pessoal que não curte esportes radicais, há opções marcadas por tranquilidade, como pesqueiro, restaurante e roteiros exclusivos com trilhas na Encantos da Natureza Cavalgadas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade