Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A culinária vegetariana oferece um universo de sabores, texturas e cores que podem compor uma mesa especial e memorável | Imagem gerada por IA
A culinária vegetariana oferece um universo de sabores, texturas e cores que podem compor uma mesa especial e memorável.
Continua depois da publicidade
Se você busca inspiração para um menu sem carne, a Gazeta apresenta cinco receitas vegetarianas que são ao mesmo tempo deliciosas, relativamente simples de preparar e agradam a diversos paladares.
Desde uma torta cremosa a um risoto elegante e acompanhamentos saborosos, veja opções completas para montar seu cardápio.
Uma torta salgada é sempre uma excelente opção para refeições especiais. Esta combinação de palmito e alho-poró resulta em um recheio suave e muito saboroso.
Continua depois da publicidade
Para a massa:
Para o recheio:
Massa: Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Adicione a manteiga gelada e, com a ponta dos dedos, misture até formar uma farofa úmida. Adicione a água gelada, uma colher de sopa por vez, misturando apenas até a massa começar a se unir (não sove).
Continua depois da publicidade
Forme uma bola, achate ligeiramente, embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho-poró até ficar macio e translúcido. Adicione o palmito picado e refogue por mais alguns minutos. Tempere com sal e pimenta. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Em outra tigela, bata ligeiramente os ovos. Adicione o creme de leite, o queijo parmesão (se usar), sal, pimenta e noz-moscada. Misture bem. Incorpore o refogado de palmito e alho-poró já frio.
Continua depois da publicidade
Montagem: Preaqueça o forno a 180°C. Abra a massa com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma de torta de fundo removível (aproximadamente 22-24 cm de diâmetro). Fure o fundo da massa com um garfo. Despeje o recheio sobre a massa.
Leve ao forno preaquecido por cerca de 35-45 minutes, ou até a massa estar dourada e o recheio firme e gratinado. Sirva morna ou em temperatura ambiente.
Este risoto é elegante e leve, perfeito para a primavera e celebrações como a Páscoa. O limão siciliano confere um toque cítrico e refrescante.
Continua depois da publicidade
Lave os aspargos. Quebre e descarte a base mais dura e fibrosa dos talos. Corte os talos em rodelas de cerca de 1 cm, reservando as pontas inteiras.
Em uma panela, aqueça 1 colher de sopa de azeite e salteie rapidamente as pontas dos aspargos por 2-3 minutos. Retire e reserve. Na mesma panela, adicione as rodelas de aspargo e refogue por mais 3-4 minutos. Retire e reserve.
Na mesma panela (adicione mais azeite se necessário), refogue a cebola picada em fogo médio até ficar transparente. Adicione o arroz arbório e mexa bem por cerca de 1-2 minutos para tostar levemente os grãos ("tostatura"). Se estiver usando, adicione o vinho branco e mexa até evaporar completamente.
Continua depois da publicidade
Comece a adicionar o caldo de legumes quente, uma concha de cada vez, mexendo constantemente. Espere o líquido ser quase todo absorvido antes de adicionar a próxima concha. Continue esse processo por cerca de 15-18 minutos.
Quando o arroz estiver quase al dente (macio, mas ainda com uma leve resistência no centro), adicione as rodelas de aspargo reservadas. Continue cozinhando e adicionando caldo se necessário.
Quando o arroz atingir o ponto desejado, retire a panela do fogo. Adicione a manteiga (ou azeite), o queijo parmesão (ou substituto), as raspas e o suco de limão siciliano. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Continua depois da publicidade
Mexa vigorosamente para criar cremosidade ("mantecatura"). Incorpore delicadamente as pontas de aspargos reservadas. Sirva imediatamente.
Um acompanhamento clássico que agrada a todos. Simples, aromático e delicioso.
Preaqueça o forno a 200°C. Corte as batatas em metades ou quartos, dependendo do tamanho, para que fiquem em pedaços relativamente uniformes. Se usar batatas bolinha, pode deixá-las inteiras.
Continua depois da publicidade
Em uma assadeira grande, coloque as batatas cortadas, os dentes de alho amassados e os ramos de alecrim. Regue tudo com o azeite. Tempere generosamente com sal grosso e pimenta-do-reino. Misture bem com as mãos ou uma colher para garantir que todas as batatas estejam cobertas pelo azeite e temperos.
Espalhe as batatas em uma única camada na assadeira, sem sobrepor. Leve ao forno preaquecido por cerca de 40-50 minutos, ou até que as batatas estejam macias por dentro e bem douradas e crocantes por fora. Mexa na metade do tempo para garantir um cozimento uniforme.
Retire os ramos de alecrim e os dentes de alho antes de servir (o alho assado pode ser espremido e misturado às batatas, se desejar). Sirva quente.
Continua depois da publicidade
Uma salada fresca, colorida e nutritiva que traz leveza e sabor ao cardápio.
Para o molho:
Em uma saladeira grande, combine o grão de bico, os tomates cereja, o pepino, a cebola roxa e o coentro (ou salsinha). Em uma tigela pequena, prepare o molho misturando bem o azeite, o suco de limão, o sal, a pimenta e o cominho (se usar) com um garfo ou fouet pequeno.
Continua depois da publicidade
Pouco antes de servir, adicione o abacate em cubos à saladeira. Regue a salada com o molho e misture delicadamente para não desmanchar o abacate. Prove e ajuste o sal e a pimenta, se necessário. Sirva imediatamente.
Estes cogumelos podem servir como entrada ou acompanhamento, adicionando um toque de sofisticação.
Preaqueça o forno a 190°C. Limpe os cogumelos com um pano úmido ou papel toalha (evite lavar em água). Retire cuidadosamente os talos dos cogumelos. Pique os talos finamente.
Em uma frigideira pequena, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione os talos picados e o alho picado. Refogue por cerca de 5 minutos, até ficarem macios e levemente dourados. Tempere com sal e pimenta. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Em uma tigela, misture o cream cheese, o queijo parmesão, as ervas frescas picadas e o refogado de talos e alho já frio. Misture bem até formar uma pasta homogênea. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário. Recheie generosamente a cavidade de cada cogumelo com a mistura de queijo.
Disponha os cogumelos recheados em uma assadeira levemente untada. Polvilhe a farinha de rosca sobre o recheio de cada cogumelo.
Leve ao forno preaquecido por cerca de 15-20 minutos, ou até os cogumelos estarem macios e o topo levemente dourado e borbulhante.
Sirva quente.
Alguns tópicos, se seguidos, servem como uma grande ajuda no planejamento e preparo de um bom almoço vegetariano.
Leia as receitas com antecedência. Faça a lista de compras e, se possível, prepare alguns componentes no dia anterior (como a massa da torta ou o caldo de legumes). Isso é conhecido como mise en place.
Muitas destas receitas podem ser facilmente adaptadas para versões veganas substituindo laticínios e ovos por alternativas vegetais (margarina vegetal, creme de leite vegetal, queijos vegetais, substitutos de ovos).
Estas receitas se complementam bem. A torta ou o risoto podem ser o prato principal, acompanhados pelas batatas assadas e pela salada. Os cogumelos funcionam como entrada ou um acompanhamento extra.
Use ingredientes de boa qualidade, especialmente os legumes e ervas frescas, para garantir o melhor sabor. Aspargos frescos e limão siciliano fazem a diferença no risoto.
Capriche na apresentação dos pratos. Uma travessa bonita, ervas frescas para decorar (como raminhos de alecrim nas batatas ou salsinha picada na torta) tornam a refeição ainda mais especial.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade