Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Espaço Taquaralzinho Isabela Tibúrcio Fermino é completamente dedicado ao público infantil | Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Que pai nunca se perguntou onde levar os filhos para se divertir ao ar livre? A dúvida pode surgir em qualquer período do ano, mas vem com mais frequência nas férias e feriados prolongados.
Continua depois da publicidade
A cidade de Campinas, a 96km de São Paulo, conta com mais de 300 praças e 25 bosques e parques. É uma vasta gama de espaços de lazer e convivência para as famílias.
E não faltam opções para manter os pequenos longe das telas, mais conectados com a natureza e socializando com amigos e familiares.
Mas, quatro desses lugares são perfeitos para uma atividade com as crianças. Confira:
Continua depois da publicidade
Uma das sete maravilhas do município, a Lagoa do Taquaral oferece diversas atrações para a criançada, como dois parquinhos (um de metal e outro de madeira) e o Espaço Taquaralzinho – Isabela Tibúrcio Fermino, completamente dedicado ao público infantil.
No Espaço Taquaralzinho as crianças encontram itens como balanços, escaladas e brinquedos inclusivos. Outro destaque é a piscina vertical, que garante frescor e diversão nos dias mais quentes.
Fernanda Aparecida de Santos, moradora da região do Vida Nova, elogia o novo espaço: "A piscina vertical é maravilhosa! As crianças se divertem muito, e tudo está bem organizado e limpo, desde os brinquedos até os banheiros".
Continua depois da publicidade
Endereço: avenida Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral
Horário: todos os dias, das 6h às 21h
Ideal para quem busca atividades ao ar livre e contato com a natureza, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim tem um parquinho naturalizado, criado com troncos de árvores resgatados e transformados em brinquedos e elementos de diversão.
Com mais de um milhão de metros quadrados, o parque preserva a fauna e flora local, além do casarão da antiga fazenda de café.
Continua depois da publicidade
O coordenador do Programa Primeira Infância Campineira (PIC), cita a importância de levar as crianças até os parques.
"Primeiro que, quando ela está no parque, ela está se exercitando e acompanhada de algum adulto que cria essa relação intergeracional. E o melhor: elas ficam longe das telas", defende Thiago Ferrari.
Endereço: rodovia Heitor Penteado, s/n, Vila Brandina
Horário: todos os dias, das 6h às 18h
Continua depois da publicidade
Um dos locais mais tradicionais de Campinas, o Bosque dos Jequitibás encanta por sua diversidade de atrações. O parquinho infantil é perfeito para momentos de lazer, enquanto o Teatro Infantil Carlito Maia oferece diversas apresentações voltadas para o público jovem.
Além disso, o Bosque abriga o Museu de História Natural de Campinas, o Aquário Municipal e um mini zoológico, garantindo que as crianças possam se divertir e aprender ao mesmo tempo.
“Nos parques é possível que as crianças criem uma conexão com a natureza. Estudos têm demonstrado que isso ajuda a reduzir os impactos da ansiedade e reforça o sistema imunológico”, complementa Ferrari.
Continua depois da publicidade
Endereço: rua Coronel Quirino, 2, Bosque
Horário: de terça-feira a domingo, das 6h às 18h.
Para quem procura mais aventura, o Parque das Águas é uma excelente opção. Com um complexo de estruturas de madeira e obstáculos desafiadores, as crianças podem explorar e testar suas habilidades.
Nos dias quentes, a piscina vertical é uma ótima escolha para refrescar e garantir momentos de diversão com segurança.
Continua depois da publicidade
O parque também abriga o Centro de Conhecimento da Água (CCA), que conta com exposição permanente, oficinas de trabalho e administração geral, além do Museu e a Biblioteca da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (SANASA).
Endereço: avenida Paulo Corrêa Viana, 438, Parque Jambeiro
Horário: todos os dias, das 6h às 20h
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade