Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A Represa de Guarapiranga, cuja parte pertence a Palhereiros, um dos bairros mais arborizados de São Paulo | Prefeitura de SP/Divulgação
É comum ouvir dizer que São Paulo é uma selva de pedra, mas esse adjetivo não vale para todas as regiões da cidade. De acordo com a gestão municipal, das 32 subprefeituras, 12 têm mais de 1/3 da área com espaços verdes. Saiba abaixo quais os 5 bairros mais arborizados de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A procura por áreas verdes tem ganhado cada vez mais importância com o aumento de casos de incêndio no estado e a piora dos índices de qualidade do ar na Capital.
Os problemas relacionados à degradação do meio-ambiente servem como alerta para a preservação de áreas verdes e criam cada vez mais interesse por paulistanos que buscam contato com a natureza.
Conforme a prefeitura, a cidade tem 678 km² de vegetação sob proteção, o que corresponde a 44% da área do município (1,5 mil km²). Os dados são de um estudo de 2020.
Continua depois da publicidade
No mapa disponibilizado abaixo é possível percebe que as áreas centrais da cidade são as que menos possuem áreas verdes. Os grandes bolsões de conservação estão nas extremidades norte e sul.
Os bairros e regiões administrativas do município com maior ocupação vegetal, proporcionalmente, são:
Localizado no extremo sul paulistano, Parelheiros é o bairro ou região administrativa mais arborizada na cidade. Ali, mais de 91% do território possui cobertura verde.
Continua depois da publicidade
No outro extremo, o bairro de Sapopemba, na zona leste, conta com pouco mais de 10% de vegetação.
Além da vegetação presente nos bairros, os parques de São Paulo também contribuem para a presença de áreas naturais na cidade.
Imagens de satélite mostram que o parque do Carmo, da Cantareira, Ecológico do Tietê, Ibirapuera e Villa-Lobos são algumas das áreas com mais presença de verde no território paulistano.
Continua depois da publicidade
Além disso, outras regiões paulistanas se destacam no mapa como manchas verdes, como o Zoológico de São Paulo, a Cidade Universitária e o Aeroporto do Campo de Marte.
* O texto conta com informações da Rádio Alpha FM.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade