Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Criado em 10 de janeiro de 1939 por meio do Decreto-Lei n.º 1.035, do então presidente da República Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais visitados do Brasil | Daniel Villaça / Gazeta de S.Paulo
O Brasil é conhecido por sua diversidade natural, que atrai milhões de turistas anualmente. Entre seus tesouros, o Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu, no sul do País, é um dos mais visitados.
Continua depois da publicidade
As famosas Cataratas do Iguaçu, uma das maiores maravilhas naturais do mundo, são o principal atrativo. Mas o parque oferece muito mais do que paisagens deslumbrantes.
Nesta matéria, descubra o que torna o Parque Nacional do Iguaçu um destino tão especial para turistas do mundo inteiro.
Criado em 10 de janeiro de 1939 por meio do Decreto-Lei n.º 1.035, do então presidente da República Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais visitados do Brasil. E no ano de 1986, recebeu o título, concedido pela Unesco, de Patrimônio Mundial Natural.
Continua depois da publicidade
Já as Cataratas do Iguaçu, localizadas no interior da unidade de conservação, receberam o título de Maravilha Mundial da Natureza no dia 11 de novembro de 2011, em uma eleição internacional, com votos de pessoas de todo o mundo.
O Parque Nacional do Iguaçu se consolidou, nestes 85 anos, como referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo.
O lugar protege uma área de 185 mil hectares de Mata Atlântica e uma rica biodiversidade, constituída por espécies singulares da fauna e flora brasileiras.
Continua depois da publicidade
A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do Paraná, faz fronteira com a Argentina, na província de Missiones. Já as Cataratas do Iguaçu estão situadas entre a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a cidade argentina de Puerto Iguazú.
Atualmente, o parque realiza ações de visitação pública, pesquisa, educação ambiental e proteção. Todo esse cuidado e o trabalho integrado proporcionam aos visitantes condições únicas e inesquecíveis de contato com uma das mais raras feições da natureza.
A administração do parque é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil.
Continua depois da publicidade
Desde o ano de 1999, o parque conta com gestão concessionada dos serviços de visitação turística. Desde dezembro de 2022, a concessionária Urbia Cataratas S.A. é a encarregada da gestão turística da unidade de conservação.
Situado no estado do Paraná, o Parque Nacional do Iguaçu possui 420 km de extensão e abrange 14 municípios que compõem sua microrregião geográfica:
O território faz parte da Ecorregião Florestas do Alto Paraná, que envolve desde as encostas a oeste da Serra do Mar, no Brasil, até o leste do Paraguai e a província de Missiones, na Argentina, com uma área de mais de 471 mil km². É a maior das 15 ecorregiões existentes do bioma Mata Atlântica.
Continua depois da publicidade
O parque está localizado em uma região de fácil acesso e todos os seus polos podem ser acessados por vias terrestres asfaltadas.
A principal via de chegada aos polos Cataratas (Foz do Iguaçu), Silva Jardim (Serranópolis do Iguaçu) e Rio Azul (Céu Azul) é a BR-277. A rodovia corta o estado do Paraná no sentido leste a oeste, conectando o Porto de Paranaguá com a Ponte Internacional da Amizade.
Existem várias atrações turísticas no Parque Nacional do Iguaçu, que podem ser feitas com veículos que vão desde barco até helicóptero. Confira algumas que a equipe da Gazeta separou, segundo o site oficial do parque:
Continua depois da publicidade
O tradicional passeio pelas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza, começa no Centro de Visitantes, com os ônibus panorâmicos do parque que levam até o início da Trilha das Cataratas.
O caminho é repleto de natureza, em um percurso incrível. A tradicional Trilha das Cataratas possui aproximadamente um quilômetro e meio de extensão e proporciona uma visão ampla e panorâmica do maior conjunto de quedas-d’água do mundo, as quais formam as Cataratas do Iguaçu.
Ao final, o encontro mais impactante com as quedas na passarela e a vista para a Garganta do Diabo.
Continua depois da publicidade
São nove quilômetros de extensão por dentro da Mata Atlântica, com opção de caminhada e ciclismo. Ao todo, ida e volta totalizam 18 quilômetros.
É um local reservado para atividades de observação de aves e interpretação ambiental. Além disso, é possível acessar o caminho todos os dias. O horário de acesso é das 9h às 12h para caminhada e das 9h às 15h para ciclismo.
O trajeto possui 1,3 quilômetro e leva até as margens do Rio Iguaçu, onde está localizado o Espaço Taupá, com um deque que oferece uma vista privilegiada do rio que forma as Cataratas. O caminho pode ser realizado a pé e de bicicleta.
Continua depois da publicidade
Nesse caminho, você também pode desfrutar a paisagem e a biodiversidade do parque, com observação da fauna e flora. O local é aberto todos os dias para acesso, incluso no ingresso, das 9h às 16h.
Com cinco quilômetros de extensão, a Trilha Ytepopo oferece um percurso deslumbrante ao longo da margem do rio Iguaçu.
De um lado, os visitantes podem apreciar a grandiosidade do rio e, do outro, a rica biodiversidade da Mata Atlântica, tornando a experiência única e imersiva.
Continua depois da publicidade
A trilha está aberta todos os dias, das 9h às 14h30, e o acesso pode ser feito tanto pelo Espaço Porto Canoas quanto pelo Caminho das Bananeiras.
O Parque Nacional do Iguaçu oferece também passeio de helicóptero nas Cataratas. É possível contemplar o curso do Rio Iguaçu até a formação das quedas d'água.
No passeio, os visitantes compreendem a dimensão do Parque Nacional do Iguaçu e o mar verde do Patrimônio Mundial Natural, com toda a grandiosidade dessa unidade de conservação na fronteira com a Argentina.
Continua depois da publicidade
Além do helicóptero, o parque oferece um passeio de barco de tirar o fôlego. O trajeto passa pelo Rio Iguaçu até chegar a Maravilha Mundial da Natureza, uma aventura de barco para quem ama adrenalina.
O passeio sobe a correnteza do rio e oferece um novo ângulo das Cataratas do Iguaçu, chegando bem perto das quedas. A força das águas garante um banho completo e muitas emoções.
Uma das curiosidades mais chamativas do parque é que em 1916, Alberto Santos Dumont (1873–1932), conhecido como o “Pai da Aviação”, visitou as Cataratas do Iguaçu e lutou para que este lugar se tornasse público.
Resumindo a história, Santos Dumont, ficou extasiado com a beleza da Garganta do Diabo, mesmo causando preocupação à comitiva ao se sentar perigosamente próximo ao precipício.
Surpreso ao descobrir que a área pertencia a um particular, ele mudou seus planos de viagem para interceder junto ao governador do Paraná, Affonso Camargo.
Após uma longa jornada até Curitiba, Dumont solicitou que as Cataratas fossem tornadas públicas e protegidas, influenciando diretamente na preservação do local.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade