A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Cultura e natureza: conheça as principais atrações do Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera tem atrações para todos os gostos, incluindo áreas de cultura, esportes e gastronomia

Gladys Magalhães

14/08/2024 às 11:53  atualizado em 14/08/2024 às 11:57

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Inaugurado em 1954, Parque Ibirapuera possui mais de 20 atrações

Inaugurado em 1954, Parque Ibirapuera possui mais de 20 atrações | Divulgação Urbia Parques

Curtir a natureza, praticar esportes, visitar museus, se divertir com as crianças, gastar a energia dos pets e até apreciar boa gastronomia. Todas as atividades citadas podem ser feitas no Parque Ibirapuera, o parque mais famoso de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Inaugurado em 1954, o “Ibira”, como é carinhosamente chamado pelos paulistanos, possui mais de 20 atrações, entre museus, áreas dedicadas ao esporte, espaços gastronômicos, entre outros, distribuídos em uma área de aproximadamente 158 hectares.

A seguir, confira algumas opções de atrações no Parque Ibirapuera.

Atrações culturais no Parque Ibirapuera

1- MAM

Criado no final dos anos 1940, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo) teve seu edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Anos mais tarde, em 1982, a construção foi adaptada por Lina Bo Bardi.

Continua depois da publicidade

Com um acervo de mais de 5 mil obras de arte moderna e contemporânea, o museu conta com diversas salas de exposições, sendo que as principais são realizadas em duas salas e na sala de vidro.  Além das salas de exposições, o espaço conta ainda com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e loja.

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo) - Foto: Rodrigo Pivas / Gazeta de S. Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo) - Foto: Rodrigo Pivas / Gazeta de S. Paulo
Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, OCA - Foto: Rodrigo Pivas / Gazeta de S. Paulo
Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, OCA - Foto: Rodrigo Pivas / Gazeta de S. Paulo
Museu Afro Brasil Emanoel Araújo - Foto: Rodrigo Pivas / Gazeta de S. Paulo
Museu Afro Brasil Emanoel Araújo - Foto: Rodrigo Pivas / Gazeta de S. Paulo
Planetário Professor Aristóteles Orsini - Foto: Divulgação
Planetário Professor Aristóteles Orsini - Foto: Divulgação
Pavilhão Japonês - Foto: Divulgação
Pavilhão Japonês - Foto: Divulgação
Fonte do Ibirapuera - Foto: Divulgação
Fonte do Ibirapuera - Foto: Divulgação
Complexo com pistas de skate - Foto: Rodrigo Pivas / Gazeta de S. Paulo
Complexo com pistas de skate - Foto: Rodrigo Pivas / Gazeta de S. Paulo

2- Jardim das Esculturas

Pertencente ao MAM, o Jardim das Esculturas foi inaugurado em 1993, com paisagismo de Burle Marx.

No local, o paisagista conseguiu combinar de forma singular a paisagem do espaço com as obras, que, atualmente, somam 30 esculturas de estilos variados, dispostas em 6 mil m².

Continua depois da publicidade

3- OCA

Popularmente chamado de Oca do Ibirapuera, o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, foi projetado por Oscar Niemeyer.

Com cerca de 10 mil m², o espaço, que lembra uma habitação indígena, já abrigou o Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore. Atualmente, o local recebe várias exposições temporárias durante o ano.

4- MAC

Outro espaço dedicado às artes dentro do Parque Ibirapuera é o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), inaugurado em 1963.

Continua depois da publicidade

O acervo, com mais de 10 mil obras, é composto por pinturas, gravuras, obras tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações, com destaque para obras de Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Pablo Picasso.

5- Museu Afro Brasil

Registrar a trajetória histórica e a influência africana na construção da sociedade brasileira estão entre os objetivos do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Ibirapuera.

Inaugurado em 2004, o Museu possui 11 mil m² e conta com mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidas desde o século 18 até os dias atuais.

Continua depois da publicidade

6- Planetário Ibirapuera

Com formato arredondado, como o de um planeta, o Planetário Professor Aristóteles Orsini faz parte do patrimônio científico de São Paulo. Nele, os visitantes conseguem ver exposições interativas, que têm como foco o espaço.

7- Escola de Astrofísica

Próximo ao Planetário Ibirapuera, fica a Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini (EMA), mais uma estrutura essencial para quem ama o espaço e quer saber mais sobre as estrelas, o sistema solar, entre outros.

Localizada no portão 10, a Escola de Astrofísica tem cursos de duração de seis meses, além de exposições sobre essa temática e muito mais.

Continua depois da publicidade

8- Pavilhão Japonês

O Pavilhão Japonês é um dos equipamentos mais antigos do Parque Ibirapuera, viso que ele foi construído em 1954 pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira e doado como presente de aniversário à cidade de São Paulo.

Inspirado na antiga residência de verão do imperador em Kyoto, o Palácio Katsura, o Pavilhão Japonês foi construído com materiais e técnicas japonesas e inclui um salão nobre com diversas salas anexas, salão de exposição, jardim e um lago com carpas.

Para quem gosta muito da cultura japonesa, o Pavilhão Japonês é justamente uma parada obrigatória dentro do Parque Ibirapuera. Um dos seus espaços mais bonitos é onde se realiza a Cerimônia do Chá, uma bebida muito importante na cultura oriental.

Continua depois da publicidade

Contato com a natureza no Parque Ibirapuera

1-Viveiro Manequinho Lopes

Encontrado no portão 7, o Viveiro Manequinho Lopes, possui mais de 200 espécies de flora.

O local é um dos três viveiros municipais da cidade, sendo responsável pelo fornecimento de herbáceas e arbustivas para os demais parques e canteiros da capital paulista.

2- Herbário Municipal

Um acervo de plantas prensadas e secas, identificadas e catalogadas estão disponíveis para estudos no Herbário Municipal.

Continua depois da publicidade

Inaugurado em 1984, o Herbário Municipal do Parque Ibirapuera conta com mais de 6 mil exemplares de plantas que já foram encontradas no próprio Parque.

3- Praça Burle Marx

Idealizada pelo paisagista Roberto Burle Marx, a Praça Burle Marx é um dos espaços arborizados mais disputados do Parque.

Por lá, além do contato com a natureza, os visitantes também encontram espaços para a prática de esportes como yoga e treinamentos funcionais.

Continua depois da publicidade

O que mais fazer no Parque Ibirapuera

1- Fonte do Ibirapuera

Um dos lugares mais tradicionais do parque é a Fonte do Ibirapuera, que recebe projeções coloridas em meio à água e fica iluminada à noite.

No Natal, a Fonte costuma receber iluminação especial, atraindo milhares de pessoas.

2- Parquinho

O parquinho é uma ótima opção de lazer para as famílias que vão ao parque com crianças.

Continua depois da publicidade

Localizado próximo ao portão 6, o local oferece 50 brinquedos, incluindo equipamentos acessíveis a pessoas com deficiência. O espaço também conta com piso drenante anti-impacto e espaços de descanso ao seu redor.

3- Cachorródromo

Com 9 mil m², o Cachorródromo do Parque Ibirapuera é considerado o maior espaço para cães a céu aberto da América Latina.

O local tem infraestrutura completa, é cercado e oferece espaços dedicados de acordo com o porte do animal. Ou seja, há local para cachorros pequenos e médios e um separado para os cães grandes.

4- Esportes

O Parque Ibirapuera sempre foi um local agradável para a prática de esportes. Por lá, é possível correr, andar de bicicleta, praticar yoga, entre outros esportes.

Segundo a Urbia, empresa responsável pela administração do Parque, no Ibirapuera é possível encontrar uma quadra de futebol Society, duas quadras de areia (para vôlei e beach tennis), duas quadras de tênis de saibro, três quadras de basquete, uma quadra poliesportiva, espaços dedicados para o pickleball, tênis de mesa e xadrez, além de um complexo com pistas de skate.

Onde comer no Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera conta com uma extensa variedade de opções gastronômicas. Por lá, há vendedores autônomos, quiosques de marcas famosas, lanchonetes e restaurantes.

Um dos restaurantes é o Selvagem, que pertence aos sócios Leo Sanchez e Eduardo Vitale, donos do Vista São Paulo. O outro é o Sabiá do Parque, cujo foco é a cozinha contemporânea.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados