Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pico das Agulhas Negras é uma das atrações turísticas da cidade | Thiago Ferreira/divulgação
Em tupi, Itatiaia significa "pedra pontuda", e a descrição não poderia ser melhor. Localizada na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na serra da Mantiqueira, o relevo da cidade é bastante acidentado, e é lá que está o Pico das Agulhas Negras, um dos mais altos do Brasil.
Continua depois da publicidade
O pico fica dentro do Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque brasileiro, criado em 1937, que guarda outras preciosidades, como o Lago Azul, a piscina natural do Maromba, a cachoeira Itaporani e a Véu de Noiva.
Embora o clima ameno e a paisagem montanhosa atraiam milhares de visitantes todos os anos - Itatiaia é um dos polos de ecoturismo no Brasil -, nem só de montanha e cachoeira vive a cidade fluminense. Um ponto em especial chama a atenção e é por outro motivo.
Penedo é um dos distritos de Itatiaia, e é a principal colônia finlandesa no Brasil. Tudo começou com a chegada de um grupo de imigrantes do país nórdico, no começo do século 20, para trabalhar em uma fazenda de café.
Continua depois da publicidade
O povoado virou bairro e um dos pontos turísticos de Itatiaia. Até hoje a atmosfera nórdica é bastante forte por lá. Tanto é assim que o centro de Penedo é conhecido como Pequena Finlândia.
A cidade é também famosa por manter, durante todo o ano, uma atmosfera natalina. Ali, as decorações de natal não são retiradas em janeiro, mas são mantidas durante o ano todo.
Andando pelas ruas de Penedo dá para conhecer o artesanato local, os chocolates e a gastronomia.
Continua depois da publicidade
Tem também os atributos da natureza, como a Cachoeira de Deus e as Três Cachoeiras, que na verdade é uma com três quedas. Ou seja: Itatiaia é um verdadeiro combo de atrações turísticas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade