Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pardinho é conhecida pela sua produção de queijos artesanais | Reprodução/Youtube
O município de Pardinho, a cerca de 200 km de São Paulo, abriga a produção de dois dos melhores queijos do mundo. Mas, além disso, a cidade também oferece muitas atividades de ecoturismo e contato com a origem da música sertaneja.
Continua depois da publicidade
Em 2021, os queijos Mandala e Costinha, produzidos em Pardinho, ganharam medalha de ouro na competição mundial do laticínio, que acontece na França. Isso abriu os olhos dos paulistas para a região, que é recheada de atividades emocionantes.
Confira dicas de passeios na cidade para se aventurar, comer bem e ouvir música raiz.
O principal ponto turístico da cidade é o chamado Gigante Adormecido. A formação rochosa tem um formato peculiar, que lembra uma pessoa deitada.
Continua depois da publicidade
A montanha é perfeita para vários tipos de turismo. É possível fazer trilhas, descobrindo cachoeiras incríveis, comer em restaurantes e bares com a linda vista do local e praticar esportes de aventura.
Na região fica localizada a Tirolesa do Gigante. Com 800 metros de extensão, é possível ver toda a paisagem da cidade das alturas, um passeio emocionante.
A cidade de Pardinho é cortada por dois rios, o Tietê — na parte limpa — e o Paranapanema. Essa paisagem torna o destino perfeito para pesca e esportes aquáticos, como caiaque. Rapel e passeios de buggy também fazem sucesso na região.
Continua depois da publicidade
Como uma boa cidade do interior paulista, Pardinho representa na comida caipira. Além dos queijos premiados, a culinária do município é influenciada pelas colonizações italiana, alemã e portuguesa.
Estabelecimentos tradicionais, como a Venda do Vivan, mantém o espírito rural da cidade sempre vivo. Fundado em 1946, a venda era um local de troca de alimentos entre os agricultores. Hoje, seu carro chefe é a coxinha.
Para quem busca uma culinária mais refinada, mas ainda com o tempero do interior, Pardinho é o lugar perfeito. Existem restaurantes que oferecem cardápios únicos com releituras de pratos típicos, além de uma vista deslumbrante da paisagem, especialmente do Gigante Adormecido.
Continua depois da publicidade
Pardinho tem o título de Capital da Música Raiz, por conta de sua história com o sertanejo. O compositor Carreirinho, nativo da região, tem uma estátua em sua homenagem bem na porta da cidade.
Carreirinho compôs a clássica música “Ferreirinha”, cantada por Tião Carreiro e Pardinho. A estátua eterniza as raízes do sertanejo no Brasil, mantendo viva a cultura caipira no interior paulista, mesmo com a queda do “caipirês”.
Na cidade acontece o Festival de Música Raiz de Pardinho. O evento tem como objetivo divulgar e incentivar a produção musical, além de fortalecer a identidade cultural da região e mostrá-la ao resto do País.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade