Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O restaurante Rancho Nordestino abriu as portas em 1980 | Divulgação
Quem mora em São Paulo sabe que a Cidade possui os melhores restaurantes para quem aproveitar o melhor da culinária nordestina.
Continua depois da publicidade
Ou seja, não é preciso pegar um avião para provar pratos típicos de outros lugares. O que não faltam são lugares para saborear a comida da região.
Confira, a seguir, 9 restaurantes especializados em comida nordestina na cidade de São Paulo e aproveite.
Como o nome entrega, o Consulado da Bahia, no bairro de Pinheiros, é um prato cheio para quem ama comidinhas baianas. O restaurante conta com diferentes tipos de moquecas, baião de dois, carne seca na moranga e o tão amado acarajé. Do lado de fora, a fachada da casa - toda colorida - chama atenção. O décor foi todo inspirado no Pelourinho.
Continua depois da publicidade
Aberto em 2015 pelos primos Guilherme, Vitor, Danilo e Marcus Temperani, o restaurante Macaxeira é especializado em receitas nordestinas no geral. A Carne Seca Desfiada com Cebola Roxa, que leva carne seca puxada na manteiga de garrafa, acompanhada de pimenta de bico, macaxeira cozida e jerimum assado (ou banana assada) é o carro-chefe da casa.
O Macaxeira possui seis unidades na capital paulista.
Já o Dona Cano Restaurante, em Perdizes, apresenta uma gastronomia nordestina contemporânea. No almoço, rola executivos bem tradicionais como feijoada sergipana, rabada, galinha caipira.
Continua depois da publicidade
De sobremesa, a dica é experimentar a cartola, tipica de Pernambuco. O doce, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco, combina banana frita na manteiga de garrafa com queijo derretido.
Idealizado pelo chef Rodrigo Oliveira, o Mocotó não poderia ficar de fora. No cardápio de culinária nordestina, há torresmo, sarapatel, favada, feijão de corda, dobradinha, atolado de bode, lingüiça de pernil artesanal, carne de sol assadae pirarucu. A casa fica na Vila Medeiros.
A culinária sertaneja é a grande inspiração na cozinha do Barnabé Restaurante, localizado no Parque Edu Chaves, Zona Norte de São Paulo. No menu, pratos que te fazem viajar na cultura de diversas regiões, como caldo de mocotó, escondidinho, carne seca desfiada, carne de sol, vaca atolada, entre outros.
Continua depois da publicidade
Localizado no bairro da Bela Vista, no centro de São Paulo, o restaurante Rancho Nordestino abriu as portas em 1980. Quatro anos depois, foi adquirido pelo atual proprietário, Sr. Raimundo, passando a focar na culinária do Ceará, terra natal do novo dono.
A Paçoca de Carne de Sol costuma gerar curiosidade entre os frequentadores, mas é o Baião de Dois com Bife de Carne de Sol, o prato mais pedido da casa. O Rancho Nordestino fica na rua Manoel Dutra, 498, Bela Vista.
A história do Coco Bambu começou há mais de 30 anos, na cidade de Fortaleza, no Ceará. Hoje, a rede tem 78 unidades em todo o Brasil, sendo 23 no estado de São Paulo e oito na capital paulista.
Continua depois da publicidade
Os frutos-do-mar, provenientes do nordeste brasileiro e que dão origem a pratos inspirados na culinária nordestina, como o Camarão Baiano, são os destaques da casa. Contudo, o local também oferece outros clássicos regionais, a exemplo da Carne de Sol do Sertão e a Cocada ao Forno.
O tíquete médio varia de R$ 150 a R$ 200 para duas pessoas. Porém, há unidades com serviço de buffet a preço fixo para se servir à vontade.
O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) é um espaço cultural localizado em São Paulo, dedicado à celebração e preservação da rica herança cultural do Nordeste do Brasil. Fundado em 1991, o CTN oferece uma experiência imersiva com sua gastronomia típica, eventos culturais, e shows ao vivo nos fins de semana.
Continua depois da publicidade
Os visitantes podem explorar uma variedade de pratos tradicionais nos restaurantes do CTN, como o Restaurante Família Kariri, conhecido por seu Baião de Dois e Escondidinho de Carne Seca, o O Cabra, famoso por seu Rodízio Arretado com dez pratos típicos, e o Recanto Nativo, que destaca o Baião de Dois com Tilápia.
Além da comida, o CTN proporciona um ambiente acolhedor, com decoração inspirada nas tradições nordestinas e eventos temáticos regulares, tornando-se um ponto de encontro para a comunidade nordestina e apreciadores da cultura no coração de São Paulo
O Altar Cozinha Ancestral nasceu há 10 anos em Recife, Pernambuco, e tem em seu cardápio comida de vários estados do Nordeste, com olhar especial para Recife e Bahia.
Continua depois da publicidade
Comandado pela chef Carmen Virgínia, o restaurante tem como destaque os pratos à base de frutos-do-mar, como o Lambe-lambe da Dona Lia de Itamaracá, que leva lambreta e sururu no capote, molho de vinho branco e ervas, e é acompanhado de pães para “chuchar”.
Todo último domingo do mês, o espaço realiza um evento em celebração aos Orixás, o “Domingo do Dendê”, que serve feijoada e há o ritual de “Amalá de Xangô”, um momento de regate da fé e ancestralidade.
O Altar Cozinha Ancestral está localizado na rua Medeiros de Albuquerque, 270, Jardim das Bandeiras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade