Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Campos do Jordão tem um dos maiores festivais de inverno do Brasil | Governo do Estado SP / Wikimedia Commons
O inverno brasileiro, que vai de 21 de junho a 23 de setembro, traz temperaturas mais baixas e uma programação especial em diversas cidades.
Continua depois da publicidade
Durante essa estação, muitos locais promovem festivais de inverno que combinam eventos culturais, musicais e gastronômicos para atrair turistas.
Confira alguns dos principais festivais imperdíveis espalhados pelo Brasil.
O Festival de Inverno de Campos do Jordão está na 54ª edição e é reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina.
Continua depois da publicidade
Este ano, ele começou no dia 29 de junho e vai até 28 de julho, período no qual acontecerão mais de 60 apresentações, divididas entre o Auditório Claudio Santoro, o Parque Capivari, a Capela São Pedro Apóstolo, no Palácio Boa Vista, além de palcos na capital paulista.
Toda programação do festival, que impacta mais de 50 mil pessoas, é gratuita. Mais informações em www.festivalcamposdojordao.org.br.
A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é conhecida por ser um importante polo de ecoturismo. Porém, a natureza exuberante não é a única atração do município, no inverno, o Festival de Bonito atrai cerca de 100 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Realizado desde 1999, o festival reúne apresentações musicais, teatro, dança, artesanato, oficinas, além de programação infantil. As atividades são distribuídas pela região central, Distrito Águas do Miranda, Assentamento Guaicurus e Vila Marambaia.
Em 2024, o Festival de Inverno de Bonito irá ocorrer entre os dias 21 e 25 de agosto. Sandra de Sá, Monobloco, Alexandre Pires, Olodum, Zé Ramalho e a dupla Teodoro & Sampaio estão entre as atrações confirmadas. Mais informações em www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br
O Festival de Inverno de Paranapiacaba, uma vila inglesa que fica no município paulista de Santo André, está em sua 23ª edição. Este ano, a festividade acontecerá nos dois últimos finais de semana de julho, ou seja, nos dias 20, 21, 27 e 28, das 10h30 às 20h.
Continua depois da publicidade
Além de observar a arquitetura diferenciada da vila, quem for ao festival contará com uma programação diversificada, que inclui rock, samba, forró, blues, música clássica, indiana, MPB e hip hop, além de outras atrações culturais como teatro, contação de história, dança, oficinas, circo, folia de reis, maracatu, lounge literário, intervenções e ocupações artísticas.
As crianças também serão contempladas com espaço kids, jogos e brinquedos infláveis. Os visitantes poderão ainda passear pela tradicional feira Caminhos do Cambuci, que traz uma infinidade de usos culinários para a fruta presente na região.
Food trucks, beer trucks, barracas gastronômicas e os restaurantes de Paranapiacaba completam as atrações do festival, que este ano será marcado pela reabertura do restaurado Cine Lyra, um dos primeiros cinemas do Brasil, inaugurado em 1903.
Continua depois da publicidade
A entrada no Festival de Inverno de Paranapiacaba é gratuita, mas a organização sugere a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Devido ao período eleitoral, o Festival de Inverno de Paranapiacaba está sem perfil oficial nas redes sociais ou página na internet.
O Festival de Inverno de Ouro Preto, em Minas Gerais, começou no dia 28 de junho e segue até 28 de julho. Realizado desde 1967, em cada ano, o festival possui um tema, que em 2024 é “Cultura e Natureza Ouro-pretana”.
Continua depois da publicidade
A organização do evento espera receber 200 mil pessoas, que poderão curtir mais de 130 atividades, entre shows, eventos literários e espetáculos teatrais.
Por conta da legislação eleitoral, este ano, o festival não possui página na internet. Porém, a programação é facilmente encontrada em sites de busca.
Batizado como Inverno Tiradentes Cultural, o festival da cidade mineira está em sua terceira edição e vai até o dia 6 de agosto, quando se encerra a exposição “Canções: ensaio 2 de Mário Azevedo”, no Espaço Cultural Sobrado Quatro Cantos - Campus Cultural UFMG.
Continua depois da publicidade
As duas primeiras edições atraíram em torno de 250 mil pessoas cada, público que deve se repetir até o fim da edição atual, que conta com apresentações musicais, teatro e exposições. Mais informações em @invernotiradentescultural
Apesar e ser conhecido pelas praias paradisíacas, o nordeste brasileiro também possui cidades serranas, que investem na programação cultural durante o inverno, como é o caso da pernambucana Garanhuns.
O Festival de Inverno de Garanhuns está na 32ª edição e espera receber aproximadamente 1,8 milhão de visitantes nos 18 dias de festividades, que acontece até 28 de julho.
Continua depois da publicidade
Ao todo, a programação somará 500 atrações, entre apresentações musicais, de circo, dança, teatro, poesia, literatura, artes visuais, fotografia, audiovisual e outras linguagens culturais. As atividades estão distribuídas em 22 polos. Mais informações em www.guiadofig.com.br
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade