Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Comer grandes quantidades de alimentos antes de dormir também é ruim | Imagem de vecstock no Freepik
Existem diversos alimentos e bebidas que vão atrapalhar o seu sono se forem ingeridos no jantar ou perto de ir dormir. Essas escolhas erradas também podem ajudar no ganho de peso.
Continua depois da publicidade
É preciso também ficar atento ao horário da última refeição, pois nosso organismo precisa de um tempo adequado para o processo de digestão.
Comer grandes quantidades de alimentos antes de dormir também é ruim. Aposte sempre em opções que sejam mais leves.
Bebidas com muita cafeína, sendo o café o maior exemplo, estimulam o sistema nervoso central. Esses estimulantes atrapalham na produção de adenosina, substância química que ajuda a promover a sensação de sonolência e contribui para um sono de melhor qualidade.
Continua depois da publicidade
O ideal é não tomar café depois das 18h, portanto.
Suco de maracujá ou leite.
Os chás mate, preto e verde caem na mesma questão do café e de outras bebidas com altas concentrações de cafeína e devem ser evitados.
Continua depois da publicidade
Um agravante: o chá verde até possui L-teanina, um tipo de aminoácido que age no cérebro e promove o aumento dos níveis de GABA, dopamina e serotonina.
Eles são neurotransmissores relacionados com o relaxamento. O ideal é que seu consumo seja feito durante o dia para que ele ajude seu sono horas depois. À noite, não é recomendado
Camomila, Melissa, Erva Cidreira, Passiflora, Valeriana.
Continua depois da publicidade
As frituras devem ser evitadas em qualquer refeição do dia, já que seu consumo em excesso prejudica a nossa saúde arterial. E à noite, especificamente, elas podem atrapalhar seu sono.
Isso porque alimentos fritos têm altos níveis de gorduras, que demandam uma digestão mais lenta e provocam desconforto gástrico, gerando azia e sensação de estufamento.
Esses sintomas costumam ser maximizados quando se está em posição deitada, atrapalhando a noite de sono.
Continua depois da publicidade
Batas e outros legumes assados no forno. Outra alternativa é a sopa.
Refeições mais pesadas e gordurosas também precisam ser evitadas. Elas exigem um tempo de digestão maior e isso também prejudica o sono.
Alguns exemplos do que evitar são lasanha, feijoada, feijão tropeiro, pizza, pastéis, carne de porco e embutidos, como salsicha, presunto e mortadela e queijos, como cheddar e prato.
Continua depois da publicidade
Caldos de legumes com frango desfiado, como de abóbora, sanduíche natural, ovos mexidos, comida igual à do almoço - em menor quantidade -, queijos mais magros, como o minas frescal.
Há estudos indicando que alimentos ricos em açúcar, carboidratos simples ou bebidas açucaradas próximos da hora de dormir promovem uma "entrada extra" de energia no organismo, deixando-o mais desperto, o que pode dificultar a hora de dormir. Portanto, fuja!
Frutas, de preferência cítricas, como laranja ou morango. Outra alternativa: mingau de aveia
Continua depois da publicidade
Bebidas alcoólicas podem fazer com que você acorde com uma sensação de que não descansou corretamente. Isso acontece porque o álcool faz com que o sono fique mais superficial e haja menos sono REM, que é uma fase importantíssima para o relaxamento do corpo.
E claro, o álcool é diurético, e exigirá uma maior quantidade de idas ao banheiro durante à noite.
Sucos de frutas cítricas (não coados), suco de maracujá, chás sem cafeína.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade