Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A padaria Santa Tereza é a mais antiga da cidade de São Paulo com seus 152 anos de história | Reprodução Instagram/@padariasantatereza
Na capital paulista, há milhares de lugares que revelam o rico passado da cidade. Entre padarias e restaurantes, eles funcionam há mais de 100 anos marcando a vida de muitos paulistanos. Confira a seguir a lista dos 5 restaurantes mais tradicionais de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A seleção foi feita pelo site Guia da Semana, que elegeu 15 restaurantes paulistanos com mais de 50 anos. A Gazeta separou apenas os centenários. Conheça o top 5.
E para começar essa lista, citamos o Castelões. Um restaurante localizado no bairro do Brás, inaugurado em 1924 (eles vão comemorra o centenário em outubro).
Tudo começou quando um time de futebol chamado Castelões se reunia no local do restaurante para conversar, beber vinho e comer.
Continua depois da publicidade
Na época, o restaurante possuia apenas um fogareiro com duas bocas. Depois, veio o forno e a famosa pizza.
Foi o próprio restaurante que criou a pizza de linguiça calabresa com mussarela. Esta pizza ficou tão famosa que outras pizzarias de São Paulo vendem o sabor com o nome "Castelões".
Endereço: rua Jairo Góis, 126 - Brás.
Instagram: @cantina_casteloes
Continua depois da publicidade
A padaria foi fundada em 1914 e sua história começou por um imigrante italiano chamado Felipe Ponzio.
Nascido no Sul da Itália, na região da Basilicata, trouxe para o Brasil a receita de um pão que se tornaria o mais famoso da cidade: o pão italiano basilicata.
A Padaria Basilicata é um dos redutos onde a colônia italiana vem para se aproximar de suas raízes. No local encontram sensação de acolhimento e um perfume de casa italiana, vindo principalmente de seu tradicional e famoso pão.
Continua depois da publicidade
Em 2017 a Padaria Basilicata deu mais um passo adiante e reabriu as portas no novo espaço intitulado Basilicata - Pão, Empório e Restaurante.
Endereço: rua Treze de Maio, 596 - Bela Vista
Instagram: @basilicatapaoitaliano
Esta padaria, de origem portuguesa, foi fundada em 1872 pela família Teixeira e Vaz. Inicialmente, ela ficava na rua Santa Tereza e recebeu seu nome em homenagem ao endereço. No entanto, só ficou lá até 1947, quando migrou para ao lado da Praça da Sé.
Continua depois da publicidade
Apesar da mudança no endereço, a fama se preservou. Do vasto cardápio que oferece hoje em dia, restou do original a famosa coxa creme.
Além de padaria, o estabelecimento possui um restaurante a moda antiga. A parmegiana da casa também se tornou tradição entre os frequentadores assíduos da Santa Tereza.
O prato pequeno, que costuma servir duas pessoas, leva batata frita e arroz como acompanhamento e sai pelo valor de R$ 52,90, já o grande custa R$ 98,80.
Continua depois da publicidade
Endereço: praça Dr. João Mendes, 150 - Centro
Instagram: @padariasantatereza
Em quarto lugar, destacamos o restaurante Carlino, fundado em 1881 no Largo Paissandu e liderado pelo toscano Carlo Cecchini, que o administrou até 1949.
Em 1960, a casa se mudou para a avenida Vieira de Carvalho, na República. Depois, em 1978, Marcello Gianni passou a direção para seu amigo Antonio Carlos Marino, filho de imigrante italiano e apaixonado pela culinária mediterrânea.
Continua depois da publicidade
Após encerrar as atividades em 2002, o restaurante reabriu em 2005 na rua Epitácio Pessoa, na Vila Buarque, onde permanece até hoje, no número 85.
A especialidade do Carlino é a comida italiana, oferecendo uma variedade de receitas tradicionais, além de opções vegetarianas.
Endereço: rua Epitácio Pessoa, 85 - Vila Buarque.
Instagram: @carlinoristorante
Continua depois da publicidade
E para encerrar a lista, o restaurante Rei do Filet foi fundado em 1914 no Centro.
Com uma segunda unidade na Paulista, o estabelecimento carrega o título de melhor filé mignon da cidade, com mais de 16 variações do corte no cardápio.
Além, é claro, de saborosas opções para acompanhar a carne, como massas e saladas.
Continua depois da publicidade
Endereço: praça Julio Mesquita, 175 - Santa Ifigênia.
Instagram: @reidofilet
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade