Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Para chegar ao ranking World's Best Specialized Hospitals 2025 foram ouvidos profissionais de saúde de todo mundo | Freepik
As notícias sobre a saúde pública brasileira, geralmente, não são animadoras. Porém, nos últimos dias, pacientes de oito instituições paulistas podem se sentir mais aliviados. Isso porque estes hospitais foram classificados entre os melhores do mundo.
Continua depois da publicidade
A classificação é da revista norte-americana Newsweek e foi realizada em parceria com a plataforma de dados Statista.
A lista abrange 12 categorias diferentes, destacando os 300 melhores hospitais de cardiologia e oncologia; os 250 melhores de pediatria; os 150 melhores de cirurgia cardíaca, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia e pneumologia; os 125 melhores de neurologia, neurocirurgia e urologia; além dos 100 melhores de obstetrícia e ginecologia.
Para chegar ao ranking World’s Best Specialized Hospitals 2025, ou “Melhores Hospitais Especializados 2025”, em tradução livre, as empresas ouviram profissionais de saúde de todo mundo, que levaram em consideração a qualidade dos tratamentos e as certificações das instituições.
Continua depois da publicidade
O Brasil aparece no ranking da Newsweek com 23 hospitais reconhecidos entre os melhores do mundo. A maioria deles estão em São Paulo, incluindo oito instituições públicas paulistas. É possível observar seus nomes, especialidades e como ser atendidos por eles a seguir.
Baseado nos pilares de ensino, pesquisa, assistência e inovação, o Hospital das Clínicas é subordinado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Inaugurado em 1944, o HC possui diversas especialidades, como psiquiatria, ortopedia, pediatria, entre outros.
No ranking da Newsweek, o hospital foi mencionado em quatro especialidades: neurologia (32º lugar), ortopedia (64º), neurocirurgia (93º) e gastroenterologia (125º).
Continua depois da publicidade
O HC atende tanto planos de saúde, como pacientes do SUS. No segundo caso, entretanto, as marcações de consultas são realizadas pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde da Secretaria do Estado da Saúde.
Dessa forma, o paciente deve procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), AMA (Assistência Médica Ambulatorial) ou AME (Assistência Médica Especializada) próximo à sua residência para agendar uma consulta e, se houver necessidade, ele será encaminhado ao HC, conforme a disponibilidade de vagas.
O Instituto do Coração (InCor) também é ligado à Faculdade de Medicina da USP.
Continua depois da publicidade
Sua inauguração oficial data de 1963, porém, antes, na década de 1950, já havia sido concebido como um centro de excelência em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíacas e torácicas, suas especialidades.
Em sua história, o hospital se destaca por ter realizado o primeiro transplante cardíaco da América Latina, em 1968.
No ranking, o InCor é classificado como o melhor hospital da América Latina em cardiologia e cirurgia cardíaca. Considerando todos os hospitais analisados, a classificação é 18º e 37º lugar, respectivamente.
Continua depois da publicidade
O InCor realiza atendimentos via planos de saúde e SUS. Para ser atendido pelo SUS é preciso encaminhamento da UBS.
Inaugurado em 2008, o Icesp é outra instituição ligada à Faculdade de Medicina da USP. Desde sua fundação, 140 mil pessoas já foram atendidas no Instituto, que, como o nome já revela, é direcionado ao tratamento oncológico.
No ranking, o hospital foi o único público brasileiro mencionado na especialidade, ficando na 189ª posição. A instituição atende apenas pacientes encaminhados pela rede estadual de saúde, que foram diagnosticados com câncer em uma UBS, AME ou Hospital Geral.
Continua depois da publicidade
O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia foi criado em 1954, tendo por finalidade a prestação de assistência médico-hospitalar, em regime ambulatorial, de emergência e de internação na área cardiovascular.
Os programas de residências em cardiologia e cirurgia vascular, abertos em 1959, foram os primeiros do Brasil.
Na classificação da Newsweek, o Instituto ficou na 49ª posição em cardiologia e 70ª em cirurgia cardíaca. O primeiro atendimento no Instituto é feito por meio do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, no qual o paciente é encaminhado por meio de UBS.
Continua depois da publicidade
O Hospital São Paulo, localizado na Vila Clementino, abriu as portas em 1940 para o ensino de clínicas dos alunos da Escola Paulista de Medicina e é considerado o maior hospital federal de ensino do Brasil.
Subordinado à Universidade Federal de São Paulo, o hospital oferece atendimento em várias especialidades, dentre as quais estão cardiologia, geriatria, ginecologia, mastologia, entre outros. No ranking, ele foi destacado em pediatria, aparecendo em 115º lugar.
O atendimento no Hospital São Paulo se dá por meio de encaminhamento via UBS ou AMA.
Continua depois da publicidade
O Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP) é o hospital do GRAACC e teve suas portas abertas em 1998, sete anos depois da fundação do próprio GRAACC. O hospital é fruto de investimentos de empresas e parcerias, incluindo a parceria técnico-científica da Universidade Federal de São Paulo.
O hospital é referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil em várias especialidades, incluindo retinoblastoma, um tipo de câncer nos olhos, doença que afeta a filha do apresentador Tiago Leifert com a jornalista Daiana Garbin. A menina é tratada no local.
No ranking, o hospital aparece na 156ª posição de pediatria, com destaque na especialidade oncologia. Para ser atendido pelo hospital é preciso ser encaminhado por uma UBS ou agendar consulta no site do GRAAC.
Continua depois da publicidade
O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, localizado no bairro da Bela Vista, foi inaugurado em 1930 como uma organização da sociedade civil, sendo municipalizado em 1950. Hoje, ele é administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.
O hospital atende crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, com destaque para o atendimento especializado no tratamento de malformações congênitas, porém há outras especialidades. No ranking, o hospital ficou em 250º lugar no atendimento pediátrico.
Para atendimento de urgência, basta comparecer ao pronto atendimento do hospital. Já para consultas ambulatoriais, o agendamento é feito por encaminhamento de UBS.
Continua depois da publicidade
O Hospital das Clínicas da Unicamp foi inaugurado em 1985, duas décadas depois que a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a qual é subordinado, que foi autorizada a funcionar em 1963.
Antes do HC, os atendimentos da faculdade de medicina eram realizados na Maternidade de Campinas e, posteriormente, na Santa Casa da cidade.
Atualmente, o hospital atende 47 especialidades, tendo sido mencionado pela Newsweek em endocrinologia (97º lugar) e pediatria, 151ª posição.
O acesso da população aos serviços da unidade, se dá por meio de encaminhamento e agendamento via postos de saúde da região.
Além dos hospitais públicos, outros hospitais privados de São Paulo foram citados na publicação da revista norte-americana.
O Hospital Israelita Albert Einstein foi classificado em gastroenterologia (10º), oncologia (19º), cardiologia (23º lugar), ortopedia (23º), neurocirurgia (27º), ginecologia e obstetrícia (33º), neurologia (50º), cirurgia cardíaca (52º), pneumologia (52º), urologia (67º) e pediatria (81º).
O hospital também foi citado como destaque em hospitais inteligentes (robótica e inteligência artificial), na 33ª posição.
Já o Hospital Sírio Libanês foi destacado nas especialidades de urologia (13º), oncologia (20º), neurocirurgia (44º), ginecologia e obstetrícia (38º), gastroenterologia (46º), cardiologia (50º), neurologia (59º), pediatria (61º), ortopedia (89º), pneumologia (131º) e cirurgia cardíaca (143º).
O Sírio Libanês também foi citado em hospitais inteligentes (robótica), no 69º lugar.
Ainda houve menções para o Hospital Beneficência Portuguesa (BP) de São Paulo em neurocirurgia (36º), cirurgia cardíaca (65º), oncologia (70º), cardiologia (111º), gastroenterologia (127º) e pediatria (170º).
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz se destacou em gastroenterologia (26º), neurocirurgia (46º), cardiologia (112º), pneumologia (101º), ortopedia (145º) e oncologia (250º).
Foram mencionados também o Hospital do Coração (HCor) em cirurgia cardíaca (114º) e cardiologia (248°); , em pediatria (34º), oncologia (60º) e neurocirurgia (117)º; e o Hospital São Luiz Itaim, em ginecologia e obstetrícia (95º) e pediatria (191º).
As especialidades de ginecologia e obstetrícia e pediatria ainda tiveram a menção do Hospital e Maternidade AC Camargo Center Santa Joana, que ficou em 98º e 180º lugar, respectivamente.
Enfim, em pediatria também foram citados o Hospital Infantil Sabará (99º) e a Pró Matre Paulista (194º).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade