Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. | Freepik
O tabagismo é considerado, por muitos, um dos piores vícios do mundo. Além disso, ele é classificado pela Organização Mundial da Saúde como uma doença crônica e o seu combate é essencial para a saúde pública. Neste texto, separamos dicas sobre como parar de fumar.
Continua depois da publicidade
Com estratégias de apoio eficientes, deixar de fumar se tornou um objetivo acessível. A Gazeta reuniu orientações e dicas para ajudar fumantes a dar o primeiro passo rumo à cessação do tabagismo. Confira:
Os malefícios do cigarro não afetam apenas os fumantes. O fumo passivo pode causar doenças graves em pessoas ao redor, como câncer e doenças cardíacas.
O uso do cigarro não só deixa a pessoa doente como também deixa tudo ao redor cheirando mal, desde a pele, roupas, dedos e até toda a casa.
Continua depois da publicidade
Recentemente, o Ministério da Saúde criou uma lista com mais de 100 razões para parar de fumar, com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano - 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto do produto, enquanto cerca de 1,2 milhão são não-fumantes expostos ao fumo passivo.
Além do tabagismo ser um problema mundial, aqui no Brasil, o Ministério da Saúde informou que 9,3% de adultos com mais de 18 anos são fumantes.
Continua depois da publicidade
Ao parar de fumar, os benefícios são quase imediatos. Após 20 minutos, a pressão arterial e a pulsação se nomalizam; após 48 horas, o olfato e o paladar se aprimoram; e em apenas três semanas, a respiração e a circulação já começam a melhorar.
Com o tempo, o risco de doenças graves diminui, tornando a decisão de parar não apenas saudável, mas vital.
O oncologista Paulo Sérgio Perelson, em entrevista ao blog do hospital Badim, explica que quanto mais cedo o fumante deixar o vício, mais chances ele tem de reduzir os riscos de mortalidade e do surgimento de doenças associadas.
“A partir dos 35 anos, o fumante fica mais suscetível aos males do cigarro e tem maior risco de comprometimento da sua saúde”, afirma.
Continua depois da publicidade
Conforme as dicas dadas pelo Ministério da Saúde, existem duas abordagens principais para a cessação do tabagismo: a parada imediata e a parada gradual. Confira cada uma e como funciona:
Parada Imediata: Neste método, o fumante escolhe uma data e, nesse dia, para de fumar de uma vez. Essa opção pode ser a mais eficaz para muitos.
Parada Gradual: Aqui as ações são graduais. O número de cigarros é reduzido ou o horário do primeiro cigarro do dia é adiado. Essa abordagem pode oferecer um conforto psicológico e facilitar a transição para a abstinência total.
Continua depois da publicidade
É normal que os fumantes enfrentem desejos intensos e falta de nicotina no corpo. Mas para lidar com isso, a recomendação é manter a mente ocupada, evitar gatilhos, como álcool e café, e recorrer a alternativas saudáveis, como frutas ou atividades físicas.
Lembrando que, os sintomas que podem ocorrer devido à abstinência do cigarro são: dor de cabeça, tontura, irritabilidade, alteração do sono, tosse, indisposição gástrica e outros.
Mas esses sintomas, quando se manifestam, duram apenas de 1 a 2 semanas.
Continua depois da publicidade
De acordo com o médico Ciro Kirchenchtejn, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o suporte de profissionais da saúde é fundamental
“Embora seja possível parar de fumar sozinho, a maioria das pessoas precisa de suporte adicional para ter sucesso. Programas estruturados e acompanhamento profissional aumentam significativamente as chances de sucesso”, lembrou o especialista
O tratamento médico, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também oferece apoio profissional, com programas que incluem acompanhamento psicológico e terapias de reposição de nicotina.
Continua depois da publicidade
Além disso, um dos caminhos mais importantes que pode ajudar na abstinência do cigarro é a leitura sobe o assunto. Uma sugestão de livro é "O Método Fácil de Parar de Fumar", escrito por Allen Carr.
Esse livro, publicado há mais de 20 anos é considerado até hoje uma das principais referências para quem deseja parar de fumar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade