A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Como desengasgar um bebê? Saiba passo a passo

Nestas ocasiões é fundamental começar os primeiros socorros o mais rápido possível

Leonardo Sandre

22/03/2024 às 15:30  atualizado em 18/07/2024 às 15:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
As equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de São Paulo atenderam, ao todo, 760 ocorrências de desengasgos de bebês ao longo de 2023

As equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de São Paulo atenderam, ao todo, 760 ocorrências de desengasgos de bebês ao longo de 2023 | Divulgação/Governo de SP

Ver um bebê engasgado é um terror para qualquer pessoa. Mas, em vez de deixar o desespero tomar conta. é fundamental estar preparado para realizar os primeiros socorros caso isso ocorra.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Quando não for possível pedir ajuda a um profissional ou aguardar pela chegada do socorro, é necessário manter a calma para realizar os procedimentos da forma correta.

O capitão Raphael Fernandes Brito, integrante há dez anos do Corpo de Bombeiros, deu algumas dicas no site oficial do governo do Estado sobre o que fazer quando perceber que um bebê está engasgado.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Veja o passo a passo:

  1. Coloque a criança no seu antebraço com o tórax para baixo e fique com a mão segurando seu queixo. Depois estenda o pescoço do bebê para tentar desobstruir as vias aéreas.
  2. Com a cabeça virada para baixo, dê cinco tapas nas costas do bebê fazendo um movimento para baixo e para frente. “Não tenha medo de machucá-lo nesse momento porque o tapa precisa ser firme para retirar o objeto ou fluido”, explicou.
  3. Após realizar os tapas, vire a criança e observe se o que causava o engasgo foi expelido. Com os dedos, faça o movimento de pinça, e tente desobstruir as vias aéreas com cuidado para não empurrar o objeto ou fluido ainda mais para o fundo da garganta.
  4. Se a criança ainda não estiver respirando, coloque dois dedos entre seus mamilos e faça cinco compressões.
  5. Se a criança não voltar a respirar, repita os passos.


Se possível, esteja sempre ao lado de mais uma pessoa para realizar o procedimento. Enquanto uma faz o telefonema para o 190 ou 193, a outra realiza as manobras de desengasgo. Caso esteja sozinho, é preciso começar a fazer os primeiros socorros antes de ligar para o Copom ou o Cobom.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados