Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
As infestações ocorrem com mais frequência em gatos, já que a pulga de gato (Ctenocephalides felis) pode infestar tanto felinos quanto cães, enquanto a pulga de cão (Ctenocephalides canis) afeta apenas cães. | Freepik
Com o início da primavera, há diversas mudanças climáticas que podem nos prejudicar. Um dos fatores que nos afetam é o calor e a alta umidade. Essas condições, podem criar vários casos para a proliferação de pulgas.
Continua depois da publicidade
Especialistas alertam que, além de serem incômodas, as infestações desses parasitas podem comprometer a saúde dos pets e o bem-estar de toda a família, especialmente nesta época do ano. Saiba mais sobre as pulgas e os cuidados necessários para proteger seu pet.
As pulgas são insetos pequenos (1 a 8,5 mm de comprimento), desprovidos de asas e vivem como parasitas externos de animais domésticos, silvestres e do próprio homem, alimentando-se de sangue.
Algumas espécies apresentam especificidade de espécie-hospedeiro, ou seja, parasitam apenas uma espécie animal. Outras, embora apresentando hospedeiros preferenciais, podem sugar outros animais, daí sua importância na transmissão de doenças.
Continua depois da publicidade
Em geral, elas se movimentam bastante e suas patas posteriores estão adaptadas para saltarem de 17 a 20 cm verticalmente e 35 à 40 cm horizontalmente (menos a espécie Tunga penetrans). São insetos muito sensíveis às variações externas de temperatura e umidade.
De acordo com a médica veterinária, Lysandra Barbieri, as pulgas adultas podem colocar cerca de 50 ovos por dia nos pets.
Esses ovos caem no ambiente quando o animal se movimenta, espalhando-se pela casa e iniciando um ciclo difícil de controlar.
Continua depois da publicidade
Esses ovos se transformam em larvas, que se desenvolvem em locais como tapetes e caminhas. Alimentando-se de matéria orgânica, como fezes de pulgas adultas e restos de pele, elas formam casulos que resistem até seis meses no ambiente.
O ciclo completo de vida das pulgas leva aproximadamente 21 dias, e as condições ideais para sua reprodução são temperaturas entre 25 e 35°C e umidade acima de 70%.
De acordo com Barbieri, a primavera é um período crítico para o aumento de infestações, embora pulgas possam se proliferar sempre que essas condições estão presentes.
Continua depois da publicidade
As infestações ocorrem com mais frequência em gatos, já que a pulga de gato (Ctenocephalides felis) pode infestar tanto felinos quanto cães.
Já a pulga de cão (Ctenocephalides canis) afeta apenas os caninos. Isso torna especialmente importante que os tutores de gatos fiquem atentos e tomem medidas preventivas.
A coceira intensa é um dos sinais mais comuns de infestação em pets, causada pela saliva das pulgas, que pode desencadear uma reação de hipersensibilidade.
Continua depois da publicidade
“A coceira e o desconforto são consequências diretas, e as lesões provocadas pela irritação podem comprometer a qualidade de vida dos animais”, afirma a veterinária.
Para tratar o problema, é essencial abordar tanto o animal quanto o ambiente, com um tratamento preventivo que dure ao menos três meses.
Infelizmente, as infestações podem ocorrer não só dentro de casa, mas também em quintais, jardins e áreas externas. Nessas áreas, o controle é ainda mais desafiador, o que torna a prevenção constante uma medida essencial.
Continua depois da publicidade
“Em ambientes externos, a eliminação é mais complicada. Por isso, o tratamento preventivo contínuo se torna imprescindível”, orienta Barbieri.
Entre as recomendações de prevenção estão o uso de produtos específicos, como coleiras, pipetas, comprimidos e sprays, que devem ser escolhidos conforme orientação veterinária.
Os tratamentos para o ambiente são igualmente importantes, pois eles atuam nos locais onde as pulgas se desenvolvem, evitando a reincidência da infestação.
Continua depois da publicidade
Com essas orientações, tutores podem proteger seus pets e garantir um ambiente saudável para todos durante a primavera, minimizando os riscos de uma infestação e assegurando o bem-estar dos animais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade