Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Localizado em uma equina de Pinheiros, o Coliseum proporciona a experiência perfeita para fãs de panini e focaccias | Ricardo Barcellos / Divulgação Coliseum
A gastronomia é um dos pontos mais festejados da cidade de São Paulo. Há bons lugares para comer todo tipo de comida, o que inclui ótimos restaurantes italianos para se sentir na Itália.
Continua depois da publicidade
Pensou em provar uma pizza tradicional, experimentar um panini, ou simplesmente se deliciar com uma ótima massa? Em São Paulo é possível. A seguir, confira alguns restaurantes com a autêntica comida italiana, que valem a pena conhecer na capital paulista.
Com duas unidades na cidade de São Paulo, o restaurante Luce tem ambientes inspirados em Capri e é o lugar ideal para provar pratos da cozinha italiana contemporânea.
Entre os destaques da casa, estão a Burrata a legna, a Lasanha Bites, o Gnocchi de cebola caramelizada e o Polpo grelhado.
Continua depois da publicidade
Uma novidade do cardápio é a Bordíssima, opção de borda alta e recheada com pesto de manjericão, que pode vir com as autênticas pizzas napolitanas, assadas em forno a lenha importado da Itália, servidas no restaurante.
Mais informações em luce.com.br.
Fundada em 1924, a Castelões Cantina e Pizzaria é a mais antiga pizzaria do Brasil. Localizada no Brás, sua decoração com objetos antigos, fotografias, linguiças penduradas e letreiro neon, levam o cliente a uma verdadeira viagem no tempo.
Continua depois da publicidade
No cardápio, além das famosas pizzas, vale provar o espaguete Castelões, feito com massa e molho de tomate frescos, e que ainda incorpora a calabresa de fabricação própria da casa.
Já entre os doces, o destaque é a Panacota, doce típico da região de Piemonte, feito à base de creme de nata com calda de frutas vermelhas, como mirtilo, morango, framboesa e groselha.
Mais informações em @cantina_casteloes
Continua depois da publicidade
Localizado em uma equina da rua Fernão Dias, em Pinheiros, o Coliseum proporciona a experiência perfeita para os fãs de panini e focaccias, além de também servir cannoli, gelatos e espresso.
Os lanches são saborosos e fartos, sendo que o mais vendido é o Brutale, feito de pão schiacciata, mortadella, pasta de pistacchio coliseum, stracciatella e pistacchio tostado.
Vale destacar também o Coliseum, que leva o mesmo nome do restaurante, e é composto por schiacciata, porchetta, pesto, berinjela confit e mozzarella de búfala.
Continua depois da publicidade
Inaugurado em junho de 2024, o restaurante tem o nome inspirado no famoso anfiteatro romano, com sua forma oval e estrutura rústica e permite observa a preparação dos lanches.
Mais informações em @coliseum.panini
Inaugurado em 1982, o restaurante Fasano São Paulo é reconhecido por sua alta gastronomia italiana e serviço impecável, guiados pela personalidade e excelência do restaurateur Gero Fasano e com a cozinha comandada pelo chef Luca Gozzani.
Continua depois da publicidade
No cardápio, destacam-se o Filetto di Manzo alla Rossini, o Filé mignon grelhado com molho de vinho Marsala, trufas negras e foie gras e o Agnolotti com recheio de galinha d’angola, creme de burrata, orégano e tomate cereja confitado.
Mais informações em www.fasano.com.br/gastronomia
Pertencente ao grupo Fasano e segundo restaurante Gero da cidade de São Paulo, o Gero Itaim prima pelos ingredientes e pratos clássicos da culinária italiana, como risotos, massas, carnes e peixes, já premiados pelas mais importantes publicações.
Continua depois da publicidade
Comandado pelo chef Lomanto Oliveira, vale provar o Vitello tonnato, uma carne de vitelo ao molho de atum e alcaparras.
Mais informações em www.fasano.com.br/gastronomia/gero-itaim
O Hospedaria se define como uma cozinha contadora de histórias. “O cardápio concebido por Zanuto é quase um tratado literário em linguagem criativa. Revela a partir de seu universo particular, de memórias culinárias afetivas, temas comuns a qualquer paulistano”, diz a casa.
Continua depois da publicidade
O menu traz a comida paulistana com raízes na imigração italiana. Os destaques são a Milanesa de Angus com maionese de batata e salada de agrião, e a Parmeggiana da Nonna, milanesa de angus com macarrão e queijo cremoso, assado à lenha.
Mais informações em @hospedariasp.
Dos litorais às regiões montanhosas, do norte ao sul, toda a diversidade da gastronomia italiana está representada no Piccini Cucina, comandado pelo chef Ney Alves.
Continua depois da publicidade
Aberta em 2021, a casa, localizada no Jardim Paulista, possui ambiente acolhedor e intimista, que, já na entrada, lembra as residências típicas da Toscana.
No cardápio, o destaque é o Spaghetti Alla Carbonara, com guanciale, pecorino e gema de ovos.
Mais informações em @piccinicucina
Continua depois da publicidade
Com ares sofisticados na decoração e menu clássico, o Modern Mamma Osteria é um dos italianos mais disputados da cidade, comandado pela dupla de chefs Paulo Barros e Salvatore Loi.
No cardápio com porções para dividir, os pratos mais pedidos são a Lasanheta Vitelo com creme de grana padano e trufas negras e o Polpetone grelhado no carvão, recheado com mozzarella de búfala e mini bauletti de sêmola e tomilho.
O Modern Mamma Osteria tem três endereços em São Paulo. Mais informações em @modernmammaosteria
Indo além dos sabores italianos, o Daje Roma entrega receitas autenticamente romanas. O carro-chefe da casa é o La Carbonara, feito com rigatoni, pecorino, pimenta-do-reino, ovo e guanciale.
Comandado pelo restaurateur Leo Marigo, o restaurante abriu as portas em 2021 em Pinheiros e possui um ambiente que une o rústico ao confortável.
Mais informações em @dajeroma_sp
Como o próprio nome indica, o Altruísta Osteria e Enoteca resgata o conceito de “osteria”. Ou seja, lugares que eram comuns na Itália, nos quais se serviam boa comida e taças de vinho, com bastante simplicidade e qualidade.
O restaurante também é considerado uma “enoteca”, visto que abriga mais de 800 rótulos de vinhos, dos mais diversos países.
Sob o comando do chef Sebastião Wilmar, a casa, que abriu em 2020, tem como carro-chef o Agnolotti Di Gallina D'angola, com massas de ovos recheada com galinha d'Angola em seu próprio molho.
No ambiente, vale destacar as seis salas privadas que o restaurante oferece, perfeitas para encontros, reuniões e eventos intimistas.
Mais informações em @altruista.osteria
Cozinha italiana e autoral, que une tradição e modernidade é o conceito do premiado restaurante Picchi, detentor de uma estrela Michelin.
Inaugurado em 2007 pelo chef Pier Paolo, o Picchi é conhecido por sua atmosfera sofisticada e elegante, refletindo a mistura de alta gastronomia italiana com toques contemporâneos.
O menu resgata receitas de família do chef, preservando a sazonalidade e experimentando a combinação de ingredientes típicos italianos e produtos artesanais brasileiros, como o Agnolotti de Coelho à Caçadora, azeitonas e manjerona, e a Pici com ragu de linguiça.
Entre as sobremesas, o destaque da casa localizada nos Jardins é o tiramisu. Mais informações em @restaurantepicchi.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade