Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cicloturismo ganha adeptos por aliar pedal a paisagens | Reprodução/Wirestock no Freepik
A cidade de Campinas, no interior de São Paulo, é repleta de rotas para o cicloturismo, especialmente nos distritos rurais. São estradas de chão que percorrem rios, cachoeiras e estradas de ferro com paisagem incrível e muita história para contar.
Continua depois da publicidade
São cinco rotas que atraem para Campinas turistas de diversas regiões paulistas. Duas rotas mais curtas, que podem ser feitas em até 15 minutos, para quem está começando, e outras três mais avançadas e longas, que exigem experiência e muito esforço. Confira:
As trilhas nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, na zona rural, são fáceis de chegar e têm fácil acesso pela rodovia Dom Pedro. Além disso, contam com lugares para estacionar o carro e já começar a pedalar nas vias de acesso às trilhas de ciclismo.
Tempo médio para completar a rota: 15 minutos
Percurso: 3 km
Continua depois da publicidade
A rota possui trechos de mountain bike e cross country. É formada por um estradão de terra e fica localizada no Distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, com acesso pela estrada das Cabras. Passa pela estrada da Usina Salto Grande e pela estrada da Bocaina.
Tempo médio para completar a rota: 1h
Percurso: 16 km
Rota em estrada de terra que dá acesso ao Cruzeiro e ao Cristo de Morungaba, dois pontos turísticos do município. Essa trilha, ideal para a prática de mountain bike, passa pelo distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. Ao longo do percurso, os cicloturistas cruzam fazendas com arquitetura histórica, religiosa e contam com a natureza exuberante, com destaque para as belas cachoeiras.
Tempo médio para completar a rota: 10 minutos
Percurso: 3 km
Continua depois da publicidade
A rota possui trechos que permitem atividades de mountain bike, cross country e percorre áreas próximas das fazendas São João da Glória, Santa Ághata e Sítio Glória. São muitas e longas subidas, mas as paisagens valem o esforço, pois são de tirar o fôlego.
Tempo médio para completar a rota: 50 minutos
Percurso: 6 km
Rota em estrada de terra que percorre a região da estação ferroviária Carlos Gomes, remanescente da era do café, e segue até a divisa de Campinas com a cidade de Pedreira, sempre às margens do rio Jaguari.
Continua depois da publicidade
Tempo médio para completar a rota: 40 minutos
Percurso: 10 km
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade