Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Localizada a aproximadamente 149 km de São Paulo, o município de Serra Negra, no interior de São Paulo, reserva uma ótima viagem para quem se interessar em conhecer o lugar | Divulgação/PMSN
A cidade de Serra Negra, no interior de São Paulo, reserva uma ótima viagem com atrativos interessantes e terapêuticos.
Continua depois da publicidade
Localizada a aproximadamente 149 km da capital paulista, a Estância Turística Serra Negra é uma das maravilhas do Circuito das Águas. O local possui uma área de 203,7 mil km² e é composta por elevações rochosas.
Possui altitude de 927 metros, que chega a até 1,3 mil metros em seus picos, vegetação abundante e um clima agradável. Veja abaixo mais informações e quais seus pontos turísticos.
Com 927 metros de altitude, e com picos de até 1,3 mil metros, rodeada por montanhas da Serra da Mantiqueira, Serra Negra possui muitas atrações.
Continua depois da publicidade
Sua composição mineral, combinada a pequenas doses de radioatividade, revelou serem as águas minerais do local as responsáveis pelo tratamento de diversas doenças. Foi isso que levou à denominação de Serra Negra pelo então presidente Washington Luís como "Cidade da Saúde".
Em 1938, o município foi elevado à categoria de estância hidromineral e climática. Atualmente, o turismo é a principal atividade econômica local, seguida da agricultura.
Fundada em 23 de setembro de 1828, por Lourenço Franco de Oliveira, Serra Negra tornou-se mais conhecida na década de 40, quando suas águas começaram a ser usadas para tratamento de saúde.
Continua depois da publicidade
A população estimada é de 29,4 mil pessoas, segundo o IBGE/2020, porém se aproxima de 50 mil em épocas de temporadas e feriados.
O município faz parte do "Circuito das Águas Paulista", constituído por Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Este grupo produz 55% da água mineral consumida em todo o País.
O município é ideal para que busca desde lazer até o descanso, com opções de turismo rural e aventura, compras e gastronomia, voltado para família, namorados e amantes da natureza.
Continua depois da publicidade
A cidade possui quase que um "shopping a céu aberto", com vendas nas ruas que oferecem variedades de produtos em lã, couro, linha, malha, artesanatos, sapatos, bolsas, cosméticos, além de restaurantes e bares aconchegantes para curtir o clima da montanha.
Os negócios ficam abertos de segunda a segunda-feira, das 9h às 18h, inclusive feriados.
Para os amantes de café e produtos orgânicos, é possível visitar as propriedades e ver de perto como funciona a fabricação desses produtos e deliciar-se com as opções.
Continua depois da publicidade
É possível conhecer, por meio de uma visita guiada, as etapas de produção do café, os diferentes tipos de grãos, as fases de seca, torra, moagem e por fim, degustar um dos melhores cafés da região. Aberto de sexta a domingo.
Outro lugar que realiza visitas guiadas, cobrindo por todos os processos pelos quais os café passa até chegar à xícara. Abre de quarta a domingo
Sítio com tradição Familiar desde 1988, o local é especializado na agricultura sustentável. Aberto ao Turismo Rural, permite conhecer a propriedade, aprender um pouco do plantio à colheita.
Continua depois da publicidade
Sem precisar de São Paulo, veja também opções de cafés instagramáveis para visitar.
Para quem está interessado em conhecer as belezas naturais e as belas águas do município, é possível apreciar as fontes e os parques.
No local ficam as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia, com um bosque de vegetação nativa, lago com peixes, coreto e playground.
Continua depois da publicidade
Local conta com vegetação nativa em uma área de relevo que possui a Fonte São Carlos e a Fonte dos Italianos, com uma concha acústica para apresentações artísticas, trilha para caminhada e uma parte que permite vista parcial do município.
O espaço possui uma ilha bem no centro do lago com a criação de pequenos macacos. Há também área para pesqueiro, aluguel de cavalos, pedalinhos, piscinas, playground e chalés.
Possui uma ampla área verde, com quiosques para piqueniques e churrascos, viveiro de pássaros, pista de boliche, playground e a fonte Nossa Senhora de Lourdes.
Continua depois da publicidade
Em outros cantos da cidade o visitante poderá encontrar a Fonte São Jorge, Fonte Albino Brunhara, Fonte do Convívio e Fonte Sant'Anna.
O turista pode apreciar a vista no topo dos seguintes lugares:
Lugar mais alto da região, com 1,3 mil metros, onde é possível apreciar uma bela vista e ver mais de 10 cidades da região. Há também o Clube do Vôo para os amantes das alturas.
Continua depois da publicidade
Com 1 mil metros de altura, o local possui um monumento do Cristo Redentor de 18 metros, sendo seis metros de pedestal e 12 metros da estátua, e seu acesso pode ser feito por veículo ou por teleférico.
O passeio aéreo é de 1,5 mil metros de comprimento e com uma vista panorâmica sobre a cidade.
Para conhecer tudo sem precisar caminhar muito, o Trenzinho Tia Linda e Maria Fumaça é o tradicional transporte da cidade. Em seu trajeto estão o Parque Fonte Santo Agostinho, Parque Fonte São Luiz e o Mercado Cultural.
Continua depois da publicidade
Outra atração muito requisita e diferenciada das outras é a Disneylândia dos Robôs.
Com foco na reciclagem e no reaproveitamento de materiais, o lugar tem vários robôs e engenhocas interativas.
As atrações são a mini cidade mecanizada, caleidoscópio, trenzinho, mini ferrovia, pirâmide egípcia, réplicas de armas e mísseis.
Há também robô ciclista, dinossauro de ferro, robô assassino, discoteca dos robôs, moinho d'água, visão panorâmica da torre do sol, museu do Egito, labirintos e robô percussionista.
O Centro de Convenções do Circuito das Águas Paulista, espaço para eventos, conta com boa infraestrutura e tem fácil acesso às cidades da região. No total são 15 mil m² de área construída com três auditórios que comportam 1.140, 180 e 80 participantes e seu hall de entrada é para oito mil pessoas.
Em sites de reservas há muitas opções de hotéis e pousadas. Os preços variam de acordo com a época do ano e do estabelecimento, mas custam na média entre R$ 240 a R$ 1.100 por noite.
Para chegar até Serra Negra, saindo de São Paulo, é preciso:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade