Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Seis cidades do litoral paulista estão entre as 10 consideradas mais perigosas do estado de São Paulo, Peruíbe é a líder | Divulgação/PMP
Com a temporada de verão oficialmente aberta, a busca por praias para relaxar cresce no Brasil inteiro.
Continua depois da publicidade
No litoral sul, a cidade de Peruíbe, a apenas duas horas de distância da capital paulista, encanta os turistas com suas belezas naturais, além de possuir um turismo ufológico interessante de se conhecer.
O município fica a cerca de 141 quilômetros de São Paulo e oferece inúmeras opções de lazer. Confira.
Com uma população estimada, pelo IBGE, de 69 mil pessoas, esta estância tem quase a metade de seu território incluído em sete unidades de conservação ambiental. Em especial a Jureia-Itatins e o Parque Estadual da Serra do Mar, duas das mais amplas e importantes áreas de preservação do estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O local possui uma predominância de Mata Atlântica, reunindo espécies como jacarandá, jequitibá, ipê, além de orquídeas e bromélias. Manguezais e restinga completam a área litorânea, e mais para o interior há a presença de cerrado.
São cerca de 32 quilômetros de praias, mas que também possuem outros motivos para serem visitados.
Um dos destaques fica para a Lama Negra, atração tradicional do local, conhecida por suas propriedades terapêuticas, dermatológicas, antialérgicas e antissépticas.
Continua depois da publicidade
É formada a partir de uma substância argilosa de origem marinha depositada em depressões no fundo do mar, há mais de 120 mil anos, devido a um movimento geológico.
A jazida (depósito natural de minerais, fósseis e derivados) do município fica localizada a 500 metros do mar, distribuídas em cinco hectares. Suas propriedades medicinais e terapêuticas são semelhantes às encontradas no Mar Morto, na Jordânia.
Quem gosta de observar pássaros, há também um atrativo de Observação de Aves, para contemplar a fauna muito rica na região, bem preservada na Mata Atlântica de Peruíbe.
Continua depois da publicidade
Conhecer aldeias indígenas tupi guaranis nas terras do Piaçaguera, divisa entre Peruíbe e Itanhaém, também é possível, por meio de uma visita guiada.
Banho de rio, gastronomia local, oficinas de artesanatos, armas e instrumentos musicais são alguns dos outros atrativos.
A cidade ainda possui águas cristalinas para banhos no Poço Azul, na Cachoeira do Rio Ouro, além de diversos pesqueiros, haras, passeio a cavalo, culinária de fogão à lenha, trilhas e caminhos para bicicletas, rios e piscinas de água corrente de nascente.
Continua depois da publicidade
Tudo isso em meio a uma mata preservada e até possível contato com animais silvestres, sendo assim um turismo para lá de diversificado.
Com as belas praias do litoral norte de São Paulo, se engana quem pensa que o litoral sul deixa a desejar. A cidade de Peruíbe possui uma variedade de praias, desde as mais requisitadas até as mais tranquilas para a família.
A Praia do Arpoador, por exemplo, fica em uma reserva ecológica e pode ser acessada por meio de trilhas em meio à natureza, sendo o destino perfeito para os aventureiros que buscam tranquilidade.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, a Praia do Centro oferece uma longa faixa de areia com infraestrutura de quiosques, bares e afins.
A beleza das praias é tão chamativa que consideram o local como o "Caribe Paulista", assim como a Ilha das Couves, em Ubatuba.
Além das belezas naturais, a cidade do litoral também possui outras maravilhas, como as Ruínas do Abarebebê, resquícios da Igreja de São João Batista de Peruíbe.
Continua depois da publicidade
Construída por volta de 1540, ela é considerada a igreja mais antiga do Brasil e permite uma viagem até a era colonial.
A cidade abriga, anualmente, o Encontro Ufológico, que reúne místicos de todo o Brasil. E Peruíbe não é a sede por acaso. Alguns especialistas no tema afirmam que a cidade do litoral sul é uma das mais místicas do País, ficando conhecida também como a "praia dos OVNIs".
Diversas pessoas afirmam já terem visto luzes não identificadas ou seres paranormais pelas praias de Peruíbe, tornando-a a cidade com o maior número de avistamentos ufológicos de São Paulo.
Continua depois da publicidade
São tantas ocorrências que a cidade se tornou a primeira com "turismo ufológico", ou seja, para estudar as supostas aparições de extraterrestres no local. Alguns dos locais no roteiro são a Praia do Guaraú e as já citadas Ruínas do Abarebebê.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade