Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cidade do interior paulista atrai turistas com sua grande variedade de sorvetes | Lukas/Pexels
Tomar um bom sorvete é uma das melhores maneiras para combater o calor. E a cidade de Itápolis, localizada no interior de São Paulo, se destaca no quesito, sendo conhecida como a "Capital Nacional do Sorvete".
Continua depois da publicidade
Com cerca de 22 sorveterias espalhadas pelo município, a tradição é forte e contagia os moradores e visitantes.
A qualidade do produto também é muito elogiada, sendo fabricados na própria região e com um sabor ímpar, fazendo a visita valer a pena.
A história da cidade está diretamente ligada à imigração italiana, especialmente de colonos vindos da região de Vêneto, famosa pela tradição em sorvetes.
Continua depois da publicidade
Chegando em Itapólis e totalmente influenciados pela cultura da região italiana, as famílias então começaram a comercializar sorvete.
Esse legado se manteve vivo ao longo das décadas, e atualmente, Itápolis conta com mais de 20 sorveterias e um alto número de profissionais dedicados à fabricação do doce gelado.
Além disso, o sucesso foi tão grande que mais de 400 famílias já deixaram o município para expandir essa tradição em outras cidades do País.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da prefeitura, esses estabelecimentos geram 200 empregos diretos e 100 indiretos. O faturamento do setor supera R$ 1 milhão por mês na cidade.
Com aproximadamente 42 mil habitantes, Itápolis tem uma identidade fortemente marcada por suas raízes italianas, com cerca de 80% da população descendente de imigrantes vindos de Vêneto.
Além da qualidade do produto ser de um nível acima da maioria dos concorrentes, como pioneiro no mercado, o local também investe em sabores "fora do comum".
Continua depois da publicidade
Tem gorgonzola com doce de leite, tomate com manjericão servido como porção, pipoca caramelizada ao chocolate, entre outros tantos.
O município também trabalha com os sabores mais queridos e desejados pelos brasileiros, com a melhor qualidade característica da "Capital do Sorvete".
A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) estimou que, até 2023, existiam mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes no Brasil, sendo 92% delas micro e pequenas empresas.
Continua depois da publicidade
Em território nacional, até 2025, o setor gerou mais de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, além de registrar um faturamento anual acima de R$ 13 bilhões.
Ainda conforme a ABIS, o Brasil é um dos 10 países que mais consomem sorvetes e picolés do mundo, com um consumo em média per capita de 6 litros de sorvete por ano. A região sudeste é a que mais consome o produto, com 52% do total registrado no País.
A capital paulista também de destaca com o consumo da sobremesa e com sorveterias imperdíveis para serem visitadas na cidade.
Continua depois da publicidade
Para conhecer as diversas sorveterias na região, a cidade possui a "rota do sorvete", que traz a história de Itápolis por meio de um trajeto traçado que passa por cada sorveteria da cidade, conhecendo sabores e histórias que fazem parte da nossa cidade.
Além da produção de sorvetes, o município também se destaca na fabricação de máquinas e insumos voltados para esse setor, consolidando ainda mais sua importância na indústria sorveteira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade