Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Obras de arte de Cunha já possuem 50 anos de história | Imagem: Rosanetur/Wikimedia Commons
Dentre os mais diversos pontos turísticos das cidades fora da capital paulista, uma se destaca pela produção de lindas peças de cerâmicas, únicas no mundo, e por ser um dos mais acolhedores do Brasil.
Continua depois da publicidade
Estamos falando de Cunha, cidade do interior localizada perto de Paraty. Esse pequeno município, com apenas 22 mil habitantes, esconde surpresas agradáveis, além das belas peças de arte.
Veja mais atrativos desse intimista ponto turístico a seguir:
Cunha possui mais de 20 ateliês espalhados pelas ruazinhas da cidade. A palavra cerâmica, que pode ser usada para falar somente do material, neste caso se refere a obras de arte feitas artesanalmente e vendidas no mundo todo.
Continua depois da publicidade
Por causa da qualidade especial das chamadas “cerâmicas de autor” produzidas na cidade, a Lei 14.363/2022 conferiu para a cidade o título oficial de Capital Nacional da Cerâmica.
A cerâmica cunhense já era produzida desde antes da chegada dos portugueses no Brasil, e era feita pelas mãos dos indígenas tamoios. Mas foi em 1975 que um grupo de artistas se mudou para a cidade e começou a estudar a prática.
Com técnicas de alto-forno trazidas do Japão, o grupo de artistas fundou o ateliê do Antigo Matadouro em 1976, primeiro da cidade, e deu início a uma rica tradição de vasos e outros belos trabalhos de arte.
Continua depois da publicidade
Para comemorar 30 anos da construção do primeiro alto-forno japonês, a prefeitura de Cunha sediou o 1º Festival da Cerâmica, em 2005. O festival acontece todo ano, no mês de junho.
A cidade de Cunha também é conhecida pelo seu lavandário, campo de flores que oferece vista sem igual para a serra do mar. Ao final da tarde, enquanto o Sol se esconde entre os mares de morros, a luz dourada banha as lavandas, criando um dos pores do sol considerados mais lindos do Brasil.
A cidade conta também com trilhas para cachoeiras no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Entre os pontos de trilha, está a Pedra da Marcela. Dela é possível ver a cidade de Paraty, parte da Ilha Grande, a usina de Angra dos Reis e a Serra da Mantiqueira em dias limpos.
Continua depois da publicidade
Considere visitar Cunha, ou fazer um pit-stop nessa acolhedora cidade quando for para Paraty.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade