Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Porto Ferreira tem mais de 240 lojas de vários estilos, cores e preços | Reprodução
A cidade de Porto Ferreira, no interior de São Paulo, recebeu do governo federal em 2017 o título de Capital Nacional da Cerâmica Artística e Decoração. Não à toa. As lojas do município se destacam pela variedade de cores, estilos e preços.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, o Circuito da Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração abrange várias ruas e avenidas próximo à rodovia Anhanguera, considerado o maior shopping ao céu aberto da América Latina, com mais de 240 lojas - desde as mais refinadas até as com pequenos defeitos, nas quais o preço vai lá para baixo.
A tradição se iniciou no início do século passado, com a fundação da primeira fábrica de louças, e rapidamente se alastrou. Hoje, há pelo menos 80 fabricantes no município.
Com mais de 5 mil empregos gerados anualmente, a cerâmica é uma importante fonte de trabalho e renda para a população.
Continua depois da publicidade
Por mês, cerca de 30 mil pessoas visitam a cidade.
Além do título de capital nacional da cerâmica artística e decoração, concedido pelo então presidente Michel Temer (MDB), Porto Ferreira também recebeu o título de Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado.
Outra cidade paulista que se destaca pela cerâmica é Cunha, que vai receber um festival no próximo fim de semana.
Continua depois da publicidade
Mais recentemente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu a Porto Ferreira a indicação geográfica na espécie Indicação de Procedência, para o produto “cerâmica artística”, consolidando ainda mais sua posição como referência nesse setor.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade