A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 09 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Cidade do interior de São Paulo respira arte de Portinari

Município de 25 mil habitantes tem o artista brasileiro como seu cidadão mais ilustre

Adriano Assis

04/04/2025 às 18:01  atualizado em 04/04/2025 às 18:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Museu Casa de Portinari é parada obrigatória no município

Museu Casa de Portinari é parada obrigatória no município | Divulgação/Governo do estado

A 337 quilômetros de São Paulo, subindo a Rodovia Cândido Portinari (SP-334) em direção a Minas Gerais, há um município de cerca de 25 mil habitantes que respira arte e valoriza seu cidadão mais ilustre, o pintor brasileiro que dá nome a rodovia.

Continua depois da publicidade

É Brodowski, na região de Ribeirão Preto, a califórnia brasileira. A cidade é um destino imperdível para quem busca conhecer a história, a cultura e a arte brasileira, além de desfrutar de momentos de tranquilidade em meio à natureza. 

Sua história é ligada aos projetos de expansão da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, no final do século 19, e seu nome homenageia o polonês Alexandre Brodowski, um dos responsáveis pelo projeto.

Foi ali, em dezembro de 1903, que nasceu o pintor e artística plástico Cândido Portinari, responsável por mais de cinco mil obras. Seus trabalhos mais importantes são Retirantes (1944), que faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Retirantes (1944), exposto no hall da sede da ONU, em Nova Iorque, e O lavrador de café (1934), também no Masp.

Continua depois da publicidade

Museu Casa de Portinari

O ponto principal do município é o Museu Casa de Portinari, antiga residência do pintor, que representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.

Vale também a visita à Capela de Santo Antônio, primeira igreja matriz do município, localizada na praça Cândido Portinari. A capela abriga em seu interior a pintura a óleo sobre a tela Santo Antônio carregando o Menino Jesus nos braços, feita pelo artista.

Candido Portinari mandou construir, em 1940, uma capela ao lado da casa da avó Pelegrina, que por conta da idade e problemas de saúde não conseguia se locomover até a igreja para orar. É a Capela da Nonna.

Continua depois da publicidade

Nas paredes estão os santos prediletos da avó, retratados pelo artista com a fisionomia de amigos e parentes

Passado e presente

Na Praça das Artes, o visitante pode conferir obras do artista Adélio Sarro, cujas esculturas homenageiam Portinari, os imigrantes, o café e as ferrovias. 

Já na Praça dos Expedicionários, onde se encontra a Igreja Matriz, há um monumento de granito em homenagem à Santa Padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida.

Continua depois da publicidade

Por fim, está preservada a antiga estação ferroviária da cidade, a estação Engenheiro Brodowski, onde tudo teve início para o município.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados